Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositoriobiologico.com.br//jspui/handle/123456789/100
Título: Caracterização Morfológica e Molecular de Ácaros da Família Macrochelidae (Acari: Mesostigmata) Encontrados em Estercos de Ruminantes e Avaliação de Potencial Predatório sobre Nematódeos de Interesse Veterinário
Autor(es): Anjos, Karina Araújo dos.
Orientador: Mendes, Marcia Cristina
Coorientador: Rodrigueiro, Tatyana Sacchi Carmona
Data do documento: 2019
Resumo: Diversas espécies de ácaros são associadas a excrementos de animais, incluindo os Macrochelidae, uma família com grande diversidade de predadores encontrados em diferentes nichos ecológicos, tais como matéria orgânica vegetal e carcaças de animais em decomposição. Esta família abrange cerca de 470 espécies de 24 gêneros identificados morfologicamente, e pouco mais de 10 tiveram seu DNA sequenciado. Algumas espécies apresentam comportamento forético em besouros e moscas. Seu papel como predadores vem sendo explorado desde a década de 1940, visando o controle de larvas de primeiro ínstar de moscas sinantrópicas e dos animais de produção. Entretanto, seu papel na predação de larvas infectantes de nematódeos gastrintestinais não tem sido explorado. O presente estudo teve como objetivos identificar as espécies de macroquelídeos presentes na região de Guaratinguetá – SP, usando caracteres morfológicos e técnicas moleculares; verificar a sazonalidade das espécies nesta região e sua distribuição na placa de esterco bovino; avaliar a pressão exercida das espécies de macroquelídeos sobre populações de nematódeos gastrintestinais de bovinos, ovinos e equinos. Foram encontradas quatorze espécies de macroquelídeos, sendo duas consideradas como novos registros para o território e uma espécie nova que será futuramente descrita. As análises moleculares confirmaram a identificação morfológica das espécies. O alinhamento dos trechos de DNA sequenciados correspondentes à região do espaçador interno transcrito (ITS I) do rRNA nuclear agrupou monofileticamente a espécie Holostaspella bifoliata com as espécies do gênero Macrocheles, e o alinhamento dos trechos de DNA sequenciados correspondentes à região da citocromo oxidase I mitocondrial (mtCOI) agrupou a espécie Glyptholapis americana parafileticamente à espécie Macrocheles mammifer. A maioria das espécies não apresentou um comportamento sazonal. As espécies Macrocheles merdarius e Macrocheles robustulus foram as mais frequentes. Com relação às partes do esterco, a distribuição das espécies foi mais evidenciada nas bordas das placas. A espécie H. bifoliata foi avaliada quanto ao seu potencial como predadora de larvas de nematódeos gastrintestinais em um modelo de coprocultura. O ercentual de recuperação de larvas infectantes foi significativamente menor nas culturas fecais de bovinos (p = 0,048) e de equinos (p = 0,037) quando comparadas às respectivas culturas controle. Este achado sugere fortemente que H. bifoliata é um predador eficaz de larvas de nematódeos parasitários e pode ser desenvolvido como agente de controle biológico para uso no futuro como parte de um programa de controle integrado.
Palavras-chave: Macrochelidae
Nematódeos gastrintestinais
Ácaros predadores
Espaçador interno transcrito
Citocromo oxidase
Citação: Anjos, Karina Araújo dos. Caracterização morfológica e molecular de ácaros da família Macrochelidae (Acari: Mesostigmata) encontrados em estercos de ruminantes e avaliação de potencial predatório sobre nematódeos de interesse veterinário. 2019. Dissertação (Mestrado em Sanidade, Segurança Alimentar e Ambiental no Agronegócio) – Instituto Biológico.
Número DOI: 10.31368/PGSSAAA.2019D.KA009
Idioma: pt_BR
Linha de Pesquisa: Biodiversidade: caracterização, interações, interações ecológicas em agroecossistemas
Agência de Fomento: CAPES
URI: http://repositoriobiologico.com.br//jspui/handle/123456789/100
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Karina Araújo dos Anjos.pdf3.76 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.