Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositoriobiologico.com.br//jspui/handle/123456789/1020
Título: Efeito de FungicidasTrizóis sobre o controle da Cercosporiose em mudas de cafeeiro
Autor(es): Patricio, F.R.A.
Braghini, M.T.
Data do documento: Jun-2011
Resumo: Fungicidas do grupo dos triazóis e suas misturas com inseticidas são convencionalmente empregados para o controle da ferrugem e do bicho mineiro na cultura do cafeeiro. Neste estudo avaliou-se o efeito desses produtos sobre o controle da cercosporiose, causada por Cercospora coffeicola, outra importante doença do cafeeiro. Três experimentos foram realizados em casa de vegetação com mudas de cafeeiro da cultivar Mundo Novo IAC 501, sendo os produtos aplicados na parte aérea e no substrato. Os produtos aplicados na parte aérea foram: epoxiconazol, epoxiconazol + piraclostrobina, tetraconazol, ciproconazol, oxicloreto de cobre, azoxistrobina e carbendazim e no substrato: ciproconazol + tiametoxam, triadimenol + dissulfotom e triadimenol. Testemunhas sem tratamento químico também foram incluídas nos três experimentos. As mudas foram inoculadas com suspensões preparadas com cinco isolados de C. coffeicola (3-4 conídios/mL). A incidência e a severidade da doença foram avaliadas de 20 até 56 dias após as inoculações. Com exceção do oxicloreto de cobre, todos os demais tratamentos foram eficientes no controle da cercosporiose. Os triazóis, com exceção do tetraconazol, apresentaram sintomas reversíveis de fitotoxicidade. Os produtos: ciproconazol + tiametoxam, epoxiconazol + piraclostrobina e carbendazim tiveram os maiores efeitos residuais, e mantiveram o controle da doença por até 56 dias após sua aplicação. Os triazóis utilizados para o controle da ferrugem também são eficientes para o controle da cercosporiose do cafeeiro.
Palavras-chave: Cercospora coffeicola
Controle químico
Coffea arabica
Hemileia vastatrix
Leucoptera coffeicola
Idioma: pt_BR
Editora: Instituto Biológico
Local da Publicação: São Paulo
URI: http://repositoriobiologico.com.br//jspui/handle/123456789/1020
Aparece nas coleções:Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EFEITO DE FUNGICIDAS TRIAZÓIS v78,2.pdf219.34 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.