Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositoriobiologico.com.br//jspui/handle/123456789/1022
Título: Efeito de agrotóxicos na patogenicidade dos Conídios de Lecanicillium Lecanii a Tetranychus Urticae
Autor(es): Wenzel, I.M.
Batista, A
Data do documento: Jun-2011
Resumo: O objetivo do trabalho foi verificar a patogenicidade dos conídios do isolado JAB 02 de Lecanicillium lecanii, produzidos em meio de cultura contendo acaricidas e inseticidas, ao ácaro rajado Tetranychus urticae. Foi feita uma mistura dos inseticidas (acefato, ciromazina, endosulfan, cloridrato de formetanato, imidacloprido, metiocarbe, metomil, monocrotofós e tiametoxam) e acaricidas (abamectina e propargite) ao meio de cultura BDA que foi vertido em placas de Petri. Após a solidificação, a inoculação do fungo foi realizada com alça de platina, através de três pontos, e as placas foram incubadas durante 16 dias em temperatura de 25,5 ± 0,5º C e fotofase de 12 horas. Após o crescimento do fungo, as colônias foram recortadas e transferidas para tubos de ensaio contendo água destilada e espalhante adesivo. A suspensão obtida de cada tratamento foi padronizada em 1 x 107 con./mL e 1 mL foi pulverizado em folhas de feijão de porco. Posteriormente à pulverização, os ácaros foram transferidos para as folhas e a mortalidade avaliada, sob microscópio estereoscópico, no 2º, 4º e 6º dias após a aplicação. A presença dos acaricidas e inseticidas no meio de cultivo não afetou a patogenicidade dos conídios de L. lecanii que causaram no 6º dia de avaliação mortalidades confirmadas de 47 a 76% do ácaro rajado T. urticae.
Palavras-chave: Fungo entomopatogênico
Seletividade
Ácaro rajado
Controle microbiano
Compatibilidade
Citação: Wenzel, I.M.; Batista, A. Efeito de agrotóxicos na patogenicidade dos Conídios de Lecanicillium Lecanii a Tetranychus Urticae. Arquivo do Instituto Biológico, v. 78, n.2, p. 261 - 266, 2011.
Idioma: pt_BR
Editora: Instituto Biológico
Local da Publicação: São Paulo
URI: http://repositoriobiologico.com.br//jspui/handle/123456789/1022
Aparece nas coleções:Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Efeito de agrotóxicos na v78,2.pdf167.44 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.