Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositoriobiologico.com.br//jspui/handle/123456789/1025
Título: Efeito de plantas inseticidas no comportamento e biologia de Plutella Xylostella (LEPIDOPTERA: PLUTELLIDAE)
Autor(es): Jesus, F.G.
Paiva, L.A. de
Gonçalves, V.C.
Marques, M.A
Boiça, A.L.
Data do documento: Jun-2011
Resumo: Avaliou-se o efeito de Azadirachta indica A. Juss. (Nim), Sapindus saponaria L. (Sabão de soldado), Nim + Piretro + Rotenona, Dimorphandra mollis (Faveira) e Stryphnodendron adstringens (Mart) Coville (Barbatimão) em relação a não-preferência para oviposição e alimentação, atratividade e biologia de Plutella xylostella. Discos foliares de couve (Brassica oleracea var. acephala) cultivar Manteiga foram imersos em cada extrato à concentração de 10% (massa/volume) por 30 segundos para realização dos experimentos. Para o teste sem chance de escolha, os tratamentos que apresentaram menores atratividades foram os extratos de A. indica e D. mollis, e o menor consumo foi em A. indica. Os extratos de A. indica, S. saponaria D. mollis e S. adstringens proporcionaram efeito deterrente na oviposição de P. xylostella. Os tratamentos A. indica, S. saponaria e S. adstringens influênciaram negativamente os parâmetros biológicos da praga.
Palavras-chave: Traça-das-crucíferas
Brássicas
Planta inseticida
MIP
Citação: Jesus, F.G.; Paiva, L.A. de; Gonçalves, V.C.; Marques, M.A; Boiça, A.L.. Efeito de plantas inseticidas no comportamento e biologia de Plutella Xylostella (LEPIDOPTERA: PLUTELLIDAE). Arquivo do Instituto Biológico, v. 78, n.2, p. 279 - 285, 2011.
Idioma: pt_BR
Editora: Instituto Biológico
Local da Publicação: São Paulo
URI: http://repositoriobiologico.com.br//jspui/handle/123456789/1025
Aparece nas coleções:Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Efeito de plantas inseticidas v78,2.pdf220.58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.