Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositoriobiologico.com.br//jspui/handle/123456789/1034
Título: Status de acasalamento do macho influencia a história de vida do predador Podisus nigrispinus (DALLAS, 1851) (HEMIPTERA: PENTATOMIDAE)
Autor(es): Rodrigues, A.R.S.
Torres, J.B.
Ramos, I.T.
Data do documento: Jun-2011
Resumo: Características comportamentais, morfológicas e fisiológicas de machos têm sido consideradas como importantes para o sucesso reprodutivo das fêmeas e a qualidade de seus descendentes. Assim, o presente estudo investigou o papel do tamanho e do status prévio de acasalamento do macho do percevejo predador Podisus nigrispinus (Dallas) (Hemiptera: Pentatomidae) no desenvolvimento de seus descendentes. Duas classes de tamanho de machos (pequeno, < 40 mg e grande, > 50 mg) e status de acasalamento virgem e previamente acasalado foram investigados. Machos previamente acasalados foram considerados com quatro cópulas no intervalo de 15 dias. Os resultados mostram que o status de acasalamento do macho interferiu na qualidade da descendência com base na segunda postura realizada. Fêmeas acasaladas com machos virgens apresentaram maior produção de ovos e ninfas, bem como os ovos foram maiores. Além disso, ninfas oriundas da segunda postura de fêmeas acasaladas com machos virgens apresentaram desenvolvimento mais rápido e com maior viabilidade. Assim, com base nesses resultados podemos inferir que o desenvolvimento de descendentes é dependente do status de acasalamento prévio de machos.
Palavras-chave: Asopinae
Múltiplas cópulas
Sucesso reprodutivo
Citação: Rodrigues, A.R.S.; Torres, J.B.; Ramos, I.T.. Status de acasalamento do macho influencia a história de vida do predador Podisus nigrispinus (DALLAS, 1851) (HEMIPTERA: PENTATOMIDAE). Arquivo do Instituto Biológico, v. 78, n.2, p. 331 - 334, 2011.
ISSN: 1808-1657
Número DOI periódico: 10.1590/1808-1657v78p3312011
Idioma: pt_BR
Editora: Instituto Biológico
Local da Publicação: São Paulo
URI: http://repositoriobiologico.com.br//jspui/handle/123456789/1034
Aparece nas coleções:Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
STATUS DE ACASALAMENTO DO MACHO v78,2.pdf179.3 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.