Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositoriobiologico.com.br//jspui/handle/123456789/106
Título: Aspectos comportamentais de Sphenophorus levis Vaurie, 1978 (Coleoptera: Curculionidae) em cana-de-açúcar e ocorrência natural de nematoides entomopatogênicos na população do inseto
Autor(es): Casteliani, Alexsandro
Orientador: Leite, Luís Garrigós
Data do documento: 2019
Resumo: Inúmeros insetos podem atacar a cana-de-açúcar, havendo destaque para aqueles conhecidos como pragas de solo que se alimentam do sistema radicular, especialmente para o bicudo da cana, Sphenophorus levis Vaurie, 1978 (Coleoptera: Curculionidae). No controle do bicudo, tem sido recomendadas algumas medidas, porém insuficientes para evitar as ressurgências do inseto. Uma medida que pode ser incluída no manejo populacional da praga refere-se ao controle biológico pelo uso de nematoides entomopatogênicos (NEPs) dos gêneros Heterorhabditis e Steinernema. NEPs vêm sendo testados em campo no período de chuva, quando a população de adultos é maior, proporcionando ganhos de até 17 t de cana/ha. No período da seca, NEPs poderiam ser aplicados juntamente com a vinhaça ou a água residuária visando o controle de larvas e pupas. Entretanto, não está claro se esse inseto deixa abertura no rizoma, que permita a entrada dos NEPs e alcance dos insetos na fase de larva e pupa. Além disso, não existem dados sobre a ocorrência natural de NEPs na população de larvas e pupas do bicudo presentes em cana, e qual a perda na produção esse inseto pode causar na cultura da canade-açúcar. Assim, esse estudo teve os seguintes objetivos: estudar os aspectos comportamentais de S. levis e determinar os níveis de danos causados pelo inseto para plantas de cana-de-açúcar; avaliar a ocorrência natural de nematoides entomopatogênicos na população do inseto. Todos os rizomas atacados pelo bicudo tinham pelo menos um orifício externo ligado a galeria interna no rizoma, indicando ser abertura deixada pelo inseto para sua entrada como larva ou saída como adulto. Os orifícios menores estiveram presentes em rizomas contendo o inseto na fase larval, indicando ser deixado pelo adulto na oviposição ou pela larva após a sua eclosão. Orifícios maiores foram encontrados em todos os rizomas contendo pupa e adultos recém emergidos do inseto, respectivamente, sugerindo terem sido realizados pelas larvas antes de empuparem para facilitar a saída dos adultos; mais de 90% dos orifícios foram realizados abaixo da superfície do solo. Os danos causados pelo bicudo nos rizomas das touceiras apresentaram uma correlação positiva com o diâmetro e comprimento desta parte da planta; Porém uma correlação negativa com o peso dos seus colmos e com o número de brotos emitidos pelos seus rizomas após a colheita. Nematoides entomopatogênicos podem penetrar nos orifícios deixados pelo bicudo nos rizomas da cana, e alcançar as fases imaturas e adultos recém emergidos dentro dos rizomas, apresentando-se como importantes inimigos naturais dessas fases do inseto.
Palavras-chave: Bicudo da cana-de-açúcar
Controle biológico
Nível de dano
Citação: Casteliani, Alexsandro. Aspectos comportamentais de Sphenophorus levis Vaurie, 1978 (Coleoptera: Curculionidae) em cana-de-açúcar e ocorrência natural de nematoides entomopatogênicos na população do inseto 2019. 50 f. Dissertação (Mestrado em Sanidade, Segurança Alimentar e Ambiental no Agronegócio) – Instituto Biológico, Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios, Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, São Paulo, 2019.
Número DOI: 10.31368/PGSSAAA.2019D.AC011
Idioma: pt_BR
Agência de Fomento: CAPES
URI: http://repositoriobiologico.com.br//jspui/handle/123456789/106
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Alexsandro Casteliani.pdf1.42 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.