Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositoriobiologico.com.br//jspui/handle/123456789/1062
Título: Influência da contagem de células somáticas sobre o impacto econômico da Mastite em rebanhos bovinos leiteiros
Autor(es): Lopes, M.A.
Demeu, F.A
Costa, G.M. da
Rocha, C.M.B.M. da
Abreu, L.R. de
Santos, G dos
Franco, A.
Data do documento: Dez-2011
Resumo: Os objetivos desta pesquisa foram analisar e quantificar a influência da contagem de células somáticas (CCS) sobre o impacto econômico da mastite. A pesquisa foi realizada por meio de simulação no sistema computacional CU$TO MASTITE, considerando rebanhos leiteiros com média de 250.000; 500.000; 750.000 e 1.000.000 células somáticas/mL de leite. Foram consideradas como prevenção as despesas com monitoramento (cultura e antibiograma, CCS do tanque e CCS individual), pré e pós dipping, vacinação, tratamento de vacas secas e manutenção de ordenhadeira. Como medidas curativas foram considerados os tratamentos com casos clínicos, cuja percentagem foi de 7% das vacas em lactação. O impacto da mastite foi estimado como sendo o total em perdas acrescido das despesas com prevenção e tratamento de casos clínicos. O aumento da contagem de células somáticas no tanque influenciou diretamente no impacto econômico da mastite. O elevado impacto evidencia a necessidade de monitoramento da mastite clínica e subclínica e adoção de medidas preventivas para diminuir os impactos ocasionados. As despesas com prevenção representaram, no máximo, 10,8% do impacto econômico, o que demonstra vantagens em investir nessa prática, pois irá contribuir significativamente para diminuição da CCS no tanque e, consequentemente, para reduzir o impacto econômico da mastite.
Palavras-chave: Bovinocultura leiteira
Economia
Qualidade do leite
Sanidade animal
Simulação
Citação: Lopes, M.A.; Demeu, F.A; Costa, G.M. da; Rocha, C.M.B.M. da; Abreu, L.R. de; Santos, G dos; Franco, A.. Influência da contagem de células somáticas sobre o impacto econômico da Mastite em rebanhos bovinos leiteiros. Arquivo do Instituto Biológico, v. 78, n.4, p. 493 – 499, 2011.
ISSN: 1808-1657
Número DOI: Lopes, M.A.; Demeu, F.A; Costa, G.M. da; Rocha, C.M.B.M. da; Abreu, L.R. de; Santos, G dos; Franco, A.. Influência da contagem de células somáticas sobre o impacto econômico da Mastite em rebanhos bovinos leiteiros. Arquivo do Instituto Biológico, v. 78, n.4, p. 493 – 499, 2011.
Idioma: pt_BR
Editora: Instituto Biológico
Local da Publicação: São Paulo
URI: http://repositoriobiologico.com.br//jspui/handle/123456789/1062
Aparece nas coleções:Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Influência da contagem de células somáticasv78,4.pdf244.37 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.