Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositoriobiologico.com.br//jspui/handle/123456789/1071
Título: Avaliação in vitro do efeito de R0zobactérias sobre Meloidogyne Incognita, M. Javanica e Pratylenchus Zeae
Autor(es): Alves, G.C.S.
Santos, J.M. dos
Soares, P.L.M.
Jesus, F.G. de
Almeida, E.J, de
Thuler, R.T.
Data do documento: Dez-2011
Resumo: Considerando as perdas causadas por nematoides às diversas culturas, as rizobactérias se apresentam como uma alternativa para manejar esse patógenos. Assim, o objetivo deste trabalho foi avaliar in vitro a ação de 20 isolados de rizobactérias sobre a eclosão e a motilidade de juvenis de segundo estádio de Meloidogyne incognita e M. javanica e sobre a motilidade de Pratylenchus zeae. O experimento foi instalado em condições de laboratório e em delineamento inteiramente casualizado com quatro repetições, constituídas por uma câmara de eclosão cada. As avaliações foram realizadas a cada 72 horas. Após as avaliações observou-se que nenhum dos isolados avaliados influenciaram a eclosão de M. incognita, entretanto para M. javanica, os isolados FCAV 8 e FCAV 10 proporcionaram pronunciada ação ovicida. Entre os isolados testados sobre a motilidade dos nematoides-das-galha apenas os isolados de Bacillus amyloliquefaciens e B. subtillis evidenciaram potencial como agente do controle de juvenis de segundo estádio de M. javanica. Quando se avaliou a motilidade dos isolados sobre espécimes ativos de P. zeae, obsevou-se que os isolados FCAV 5, FCAV 7 e B. amyloliquefaciens exibiram potencial como agentes do controle biológico de P. zeae. Estes resultados confirmam que entre as rizobactérias podem ser encontrados agentes eficazes para o controle de nematoides.
Palavras-chave: Nematoide-das-galhas
Nematoide-das-lesões-radiculares
Motilidade
Controle biológico
Citação: Alves, G.C.S.; Santos, J.M. dos; Soares, P.L.M.; Jesus, F.G. de; Almeida, E.J, de; Thuler, R.T.. Avaliação in vitro do efeito de R0zobactérias sobre Meloidogyne Incognita, M. Javanica e Pratylenchus Zeae. Arquivo do Instituto Biológico, v. 78, n.4, p. 557 – 564, 2011.
ISSN: 1808-1657
Número DOI: 10.1590/1808-1657v78p5572011
Idioma: pt_BR
Editora: Instituto Biológico
Local da Publicação: São Paulo
URI: http://repositoriobiologico.com.br//jspui/handle/123456789/1071
Aparece nas coleções:Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Avaliação in vitro do efeito de R0zobactérias v78,4.pdf765.42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.