Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositoriobiologico.com.br//jspui/handle/123456789/109
Título: Patogenicidade de fungos entomopatogênicos a mosca-negra-dos-citros, Aleurocanthus woglumi Ashby 1903 (Hemiptera: Aleyrodidae) e Compatibilidade de produtos fitossanitários utilizados na cultura de citros
Autor(es): Von Nowakonski, Erika
Orientador: Batista Filho, Antonio
Coorientador: Almeida, José Eduardo Marcondes de.
Data do documento: 2019
Resumo: A mosca- negra- dos citros Aleurocanthus woglumi (Hemiptera: Aleyrodidae) é uma praga com um grande potencial de dano econômico da citricultura acarretando um prejuízo de 80% na produção dos frutos, gerando um grande impacto na citricultura já que o Brasil é um dos maiores produtores de citros do mundo. O objetivo deste trabalho foi avaliar a patogenicidade de isolados de fungos entomopatogênicos sobre a mosca-negra-dos-citros em condições de laboratório, e o efeito de diferentes produtos fitossanitários utilizados na citricultura sobre o desenvolvimento destes fungos entomopatogênicos. Para o teste de patogenicidade foram utilizadas ninfas de terceiro e quarto ínstares de A. woglumi, sendo a pulverização realizada com uma concentração de 1×108 conídios/ mL dos fungos Beauveria bassiana e Isaria fumosorosea. Nos testes de compatibilidade, o efeito da toxidade foi realizado com produtos químicos utilizados amplamente na citricultura sobre os fungos Beauveria bassiana, Metarhizium anisopliae, Isaria fumosorosea, Lecanicillium lecanii, Lecanicillium sp., Lecanicillium muscarium e Cladosporium sp. A avaliação da compatibilidade dos produtos químicos foi realizada em três etapas: 1) Índice Biológico 2) Avaliação de germinação em calda e 3) Efeito foliar. Em relação aos testes de patogenicidade, concluiu-se que os isolados I. fumosorosea e B. bassiana são patogênicos às ninfas de A. woglumi. Nos testes de compatibilidade, os produtos à base de fosfito de potássio, espirodiclofeno e dimeatoato foram compatíveis com todos os isolados e os produtos: ácido bórico, tebuconazol+trifloxistrobina e oxicloreto de cobre foram tóxicos a todos os fungos entomopatogênicos. O isolado IBCB 348 de M. anisopliae foi sensível a todos os produtos utilizados. No teste de efeito foliar os isolados IBCB 425,276 e 616 foram afetados pelos produtos nos três tempos avaliados.
Palavras-chave: Aleurocanthus woglumi
Fungos entomopatogênicos
Produtos fitossanitários
Compatibilidade
Citação: Von Nowakonski, Erika. Patogenicidade de fungos entomopatogênicos a mosca-negrados-citros, Aleurocanthus woglumi Ashby 1903 (Hemíptera: Aleyrodidae) e Compatibilidade de produtos fitossanitários utilizados na cultura de citros. 2019. 64f. Dissertação (Mestrado em Sanidade, Segurança Alimentar e Ambiental no agronegócio) – Instituto Biológico, Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios, Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, São Paulo, 2019.
Número DOI: 10.31368/PGSSAAA.2019D.EN015
Idioma: pt_BR
Linha de Pesquisa: Manejo integrado de pragas e doenças em ambientes rurais e urbanos
Agência de Fomento: CAPES
URI: http://repositoriobiologico.com.br//jspui/handle/123456789/109
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ERIKA VON NOWAKONSKI.pdf1.01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.