Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositoriobiologico.com.br//jspui/handle/123456789/112
Título: Manejo de Aceria litchii (Keifer) (Acari: Eriophyidae) em cultivo de lichieira no estado de São Paulo
Autor(es): Ramos, João Tenório
Orientador: Sato, Mário Eidi
Data do documento: 2019
Resumo: O ácaro-da-erinose, Aceria litchii (Keifer), é considerado uma das principais pragas da lichieira, podendo comprometer severamente a produção de frutos. Diversos trabalhos indicaram que A. litchii pode ser vetora da alga Cephaleuros virescens, que induz a formação da erinose em folhas, ramos e frutos, no entanto, os mecanismos de interação entre o ácaro e a alga são muito pouco conhecidos. Assim sendo, a pesquisa foi conduzida com o objetivo de avaliar algumas estratégias para o manejo do ácaro-praga (A. litchii) e da erinose associada, em lichieira. O experimento foi conduzido em cultivo comercial de lichia, da variedade Bengal, na Estância Guimarães, em Botucatu, SP, utilizando-se os seguintes tratamentos: 1) Calda bordalesa + calda sulfocálcica; 2) Liberação de ácaros predadores (Neoseiulus californicus) + calda sulfocálcica 3) Calda sulfocálcica (padrão do produtor). A cada bordalesa foi utilizada visando reduzir a incidência da alga C. virescens e assim desfavorecer o estabelecimento da praga na cultura. Foram realizadas coletas mensais de amostras de folhas de lichieira, para a avaliação da diversidade de ácaros fitófagos (Eriophyidae) e predadores (Phytoseiidae), e observação da flutuação populacional das espécies de maior abundância. Avaliou-se também a porcentagem de folhas com sintomas de erinose em brotações de lichieira, nas plantas dos diferentes tratamentos. As principais espécies de ácaros predadores (Phytoseiidae) observadas em lichieira, em Botucatu, foram: Phytoseius woodburyi De Leon (82,8%), Amblyseius herbicolus (Chant) (11,2%) e Amblyseius compositus Denmark & Muma (3,2%). Os resultados obtidos indicam efeito significativo da calda sulfocálcica na redução da densidade populacional de A. litchii e de alguns ácaros predadores (P. woodburyi) no cultivo de lichia. Observou-se correlação significativa entre as densidades populacionais de A. litchii e P. woodburyi, indicando que o referido ácaro predador representa um importante inimigo natural do ácaro-praga. Observou-se correlações negativas e significativas entre as densidades populacionais de P. woodburyi e as variáveis: temperaturas mínima e máxima e precipitação pluviométrica. O uso da calda bordalesa e da calda sulfocálcica mostrou efeito significativo na redução da incidência da erinose e no estabelecimento do ácaro-praga no pomar de lichia. A liberação do ácaro predador N. californicus contribuiu significativamente para a redução da densidade populacional de A. litchii, assim como, da porcentagem de folhas com erinose, em plantas de lichia.
Palavras-chave: Ácaro-da-erinose
Controle biológico
Neoseiulus californicus
Calda sulfocálcica
Calda bordalesa
Citação: Ramos, João Tenório. Manejo de Aceria litchii (Keifer) (Acari: Eriophyidae) em cultivo de lichieira no estado de São Paulo. 2019. Dissertação (Mestrado em Sanidade, Segurança Alimentar e Ambiental no Agronegócio) – Instituto Biológico, Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios, Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, São Paulo.
Número DOI: 10.31368/PGSSAAA.2019D.JR016
Idioma: pt_BR
Linha de Pesquisa: Manejo integrado de pragas e doenças em ambientes rurais e urbanos
Agência de Fomento: CAPES
URI: http://repositoriobiologico.com.br//jspui/handle/123456789/112
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
João Tenório Ramos.pdf934.66 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.