Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositoriobiologico.com.br//jspui/handle/123456789/1133
Título: Diversidade e patogenicidade de fungos endofíticos em cafeeiro, e sua interação com produtos fitossanitários, visando ao controle do bicho-mineiro, Leucoptera coffeella (Lepidoptera: Lyonetiidae) (Guérin-Méneville, 1842)
Título(s) alternativo(s): Diversity and pathogenicity of endophytic fungi in coffee, and their interaction with phytosanitary products, aiming to control the miner, Leucoptera coffeella (Lepidoptera: Lyonetiidae) (Guérin-Méneville, 1842)
Autor(es): Nunes, Carolina Benevides Stefanoviciaus
Orientador: Batista Filho, Antonio
Data do documento: Nov-2021
Resumo: A cafeicultura tem grande importância no cenário econômico brasileiro, sendo o maior produtor e exportador mundial de café. Uma das principais pragas do cafeeiro, é o bicho-mineiro (Leucoptera coffeella), responsáveis por prejuízos de até 70% nas culturas. Contudo, sua principal forma de controle, ainda é o uso de agrotóxicos, que ocasionam resistência em pragas, eliminação de organismos benéficos a lavoura e ainda, contaminação do meio ambiente. Para contornar estes problemas, é necessário o aprofundamento de estudos sobre controle biológico de pragas. Os fungos entomopatogênicos, podem se expressar de forma endofítica nas plantas, sem causar qualquer dano ao seu desenvolvimento e ter a capacidade de reduzir a população de pragas abaixo do nível de dano. O objetivo deste trabalho foi avaliar a diversidade de ocorrência de fungos endofíticos isolados de folhas, caules e raízes de cafeeiros orgânicos da região mogiana e paulista e o seu potencial entomopatogênico sobre o bicho-mineiro. Para isso, foram coletadas amostras vegetais de 4 propriedades, divididas em 4 pontos cardeais da planta (norte, sul, leste e oeste). Estes, passaram por um screening em larvas de Galleria mellonella e de todas as 101 morfoespécies isoladas, 18 apresentaram capacidade entomopatogênica na concentração de 1,0 x108 conídios ml-1 . A região de Itapira demonstrou maior quantidade de isolados com capacidade patogênica e as amostras provenientes dos pontos cardeais norte e sul, e da região do caule também apresentaram variabilidade superior. Os fungos Beauveria bassiana, Cordyceps fumosorosea e Aspergillus clavatonanicus causaram mortalidade de 52,34% - 70,86 e respectivamente, em larvas de L. coffeella. Tais fungos também foram testados quanto a sua compatibilidade com produtos fitossanitários e capacidade de colonização dos tecidos foliares por meio de pulverização em mudas de café. Os fungos A. clavatonanicus e C. fumosorosea apresentaram grande capacidade de colonização de tecidos foliares por pulverização e os fungos B. bassiana e 13E apresentaram compatibilidade com a maioria dos inseticidas testados.
Descrição: O café é uma cultura proveniente de regiões intertropicais, onde o clima quente e úmido facilita seu desenvolvimento, o que faz do Brasil o maior produtor e exportador de café do mundo, responsável por 30,13% da produção mundial total. Devido a extensão do território, nosso país possui uma grande diversidade climática e de solos que possibilita a produção de cafés com qualidades diferentes, como aromas e sabores dentro dos gêneros economicamente produzidos.
Palavras-chave: Coffea arabica
Fungos endofíticos
Fungos entomopatogênicos
Controle biológico
Citação: NUNES, Carolina Benevides Stefanoviciaus. Diversidade e patogenicidade de fungos endofíticos em cafeeiro, e sua interação com produtos fitossanitários, visando ao controle do bicho-mineiro, Leucoptera coffeella (Lepidoptera: Lyonetiidae) (Guérin-Méneville, 1842). 2021. Dissertação (Mestrado em Sanidade, Segurança Alimentar e Ambiental no Agronegócio) – Programa de Pós-Graduação, Instituto Biológico, São Paulo, 2021.
Número DOI: 10.31368/PGSSAAA.2021D.CN009
Idioma: pt_BR
Editora: Instituto Biológico
Local da Publicação: São Paulo
Linha de Pesquisa: Manejo integrado de pragas e doenças em ambientes rurais e urbanos
Agência de Fomento: CAPES
URI: http://repositoriobiologico.com.br//jspui/handle/123456789/1133
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
carolina-benevides.pdfDiversidade e patogenecidade2.51 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.