Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositoriobiologico.com.br//jspui/handle/123456789/114
Título: Estratégias de manejo para proteção de ramos feridos de videira ‘Niágara Rosada’ à ação do fungo Neofusicoccum parvum
Autor(es): Martinez, Nathalie Otoya
Orientador: Leite, Luis Garrigós
Coorientador: Bueno, César Júnior
Data do documento: 2019
Resumo: Neofusicoccum parvum é um dos agentes causais da morte descendente em videira, provocando o declínio da planta como resultado da colonização vascular dos. Sua transmissão ocorre através das feridas causadas nas podas anuais dos ramos, ou na enxertia. Atualmente, não se faz nenhum tipo de proteção nas feridas de poda para controlar a doença, principalmente no estado de São Paulo. Este estudo teve por objetivo avaliar diferentes métodos de proteção das feridas de poda, em ramos de videira contra a ação do fungo N. parvum. Para isso, o patógeno N. parvum foi isolado e identificado morfológica e molecularmente e foi realizado o teste de patogenicidade, em ramos verdes de videira ‘Niágara Rosada’, para completar os postulados de Koch. Posteriormente, foi selecionado um isolado de Trichoderma para controlar N. parvum, através do teste de pareamento de culturas, in vitro. Paralelamente, foi selecionado um isolado de bactéria simbionte de nematoide entomopatogênico (NEP), mediante um teste de inibição in vitro, incorporando os metabólitos, nas concentrações de 10 e 33% v/v em meio BDA, para controlar N. parvum. Após, foi verificado in vivo a eficiência do isolado de Trichoderma selecionado; do produto comercial à base de Trichoderma (Quality®), do fungicida tebuconazole diluído em tinta látex; da tinta látex; de metabólitos secundários (MS) de bactéria simbionte de NEP, veiculados em Goma Xantana 4% e de Goma Xantana 4%, na proteção de feridas em ramos verdes de videira ‘Niágara Rosada’, depois inoculados com o fungo N. parvum. O patógeno isolado apresentou características morfológicas e moleculares da espécie Neofusicoccum parvum. Além disso, o isolado se mostrou patogênico aos ramos inoculados, com uma porcentagem de incidência de 92,5%. Todos os isolados de Trichoderma avaliados apresentaram potencial antagônico a N. parvum, aos 14 dias, destacando-se o isolado T. asperellum IB 01/13, que atingiu uma nota de antagonismo de 1,5 já na avaliação aos 7 dias. Os MS dos isolados de Xenorhabdus e Photorhabdus avaliados, especialmente do gênero Xenorhabdus, foram eficazes na inibição do crescimento micelial de N. parvum (inibição com valores acima de 70%), destacando-se os MS do isolado Xenorhabdus szentirmaii PAM 11, com 33% v/v, que inibiu 90,88% in vitro, o crescimento micelial de N. parvum. O ensaio in vivo demonstrou a eficácia dos tratamentos T. asperellum IB 01/13, T. asperellum Quality®, tebuconazole, tinta látex e MS de X. szentirmaii PAM 11 a 33% v/v na proteção de ramos feridos de videira à ação do fungo N. parvum. Concluiu-se que os agentes de biocontrole T. asperellum IB 01/13, os MS de X. szentirmaii PAM 11 e o produto Quality® têm potencial para serem utilizados, como métodos de proteção de ferida de ramos de videira, contra a infecção do patógeno N. parvum.
Palavras-chave: Controle biológico
Trichoderma
Photorhabdus
Xenorhabdus
Declínio
Morte descendente
Vitis vinifera
Citação: Otoya Martinez, Nathalie. Estratégias de manejo para proteção de ramos feridos de videira ‘Niágara Rosada’ à ação do fungo Neofusicoccum parvum. 2019. Dissertação (Mestrado em Sanidade, Segurança Alimentar e Ambiental no Agronegócio) – Instituto Biológico, Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios, Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, 2019.
Número DOI: 10.31368/PGSSAAA.2019D.NM012
Idioma: pt_BR
Linha de Pesquisa: Manejo integrado de pragas e doenças em ambientes rurais e urbanos
Agência de Fomento: CAPES
URI: http://repositoriobiologico.com.br//jspui/handle/123456789/114
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
NATHALIE OTOYA MARTINEZ.pdf1.12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.