Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositoriobiologico.com.br//jspui/handle/123456789/115
Título: Fungos endofíticos em folhas de cafeeiro: diversidade e potencial entomopatogênico sobre a broca do café
Autor(es): Souza, Ricardo Augusto de
Orientador: Batista Filho, Antônio
Coorientador: Almeida, José Eduardo Marcondes de
Data do documento: 2019
Resumo: A cafeicultura é altamente dependente do uso de agrotóxicos para o controle das doenças e pragas, como é o caso da broca do café. Tal praga causa prejuízos quantitativos e qualitativos. Para se reduzir a dependência do uso de agrotóxicos para o controle da broca, é fundamental que se desenvolvam opções de controle biológico. Entre os potenciais agentes de controle biológico estão os chamados fungos endofíticos, que são microrganismos que vivem no interior dos tecidos vegetais, sem causar dano aparente. O objetivo deste trabalho foi avaliar a diversidade de ocorrência de fungos endofíticos isolados de folhas de cafeeiro e o seu potencial entomopatogênico sobre a broca do café. A coleta e isolamento de endofíticos ocorreu em 3 propriedades rurais localizadas em Águas de Lindóia, Itapira e Socorro, todas na região da média mogiana paulista e em 3 propriedades rurais localizadas em 3 regiões distintas, Águas de Lindóia, Poços de Caldas e Campinas, respectivamente média mogiana paulista, sul de Minas Gerais e leste paulista. Dentre todas as morfoespécies isoladas, 9 foram identificadas a nível molecular e constituíram os diferentes tratamentos de avaliação quanto ao potencial entomopatogênico sobre a broca, em duas concentrações, 1,0 x108 conídios ml-1 e 2,5 x108 conídios ml-1. Em termos de diversidade de ocorrência, os fungos apresentaram baixa especificidade com o cafeeiro em termos de expressão da relação de endofitismo, variando de acordo com os locais de coleta e períodos de isolamento. Os índices de diversidade utilizados, Riqueza, Abundância, Equitabilidade e de Shannon Wiener foram superiores na propriedade rural sítio Monte Alegre e na região da média mogiana paulista. Os resultados das avaliações de entomopatogenicidade sobre a broca demonstraram que os endofíticos Trichoderma viride, Meyerozima caribbica e Entonaema sp. promoveram mortalidade por colonização do corpo do inseto (MC), porém em percentuais baixos. O endofítico Xylaria sp. resultou em percentuais de mortalidade de 70 % (MT) e, embora não tenha sido capaz de colonizar o corpo do inseto, causou rápida redução de motilidade das brocas e mortalidade, entre o 3° e 5° dia do experimento, na concentração maior de conídios.
Palavras-chave: Coffea arabica
Fungos endofíticos
Fungos entomopatogênicos
Controle biológico
Citação: Souza, Ricardo Augusto de. Fungos endofíticos em folhas de cafeeiro: diversidade e potencial entomopatogênico sobre a broca-do-café. 2019. 69 f. Dissertação (Mestrado em Sanidade, Segurança Alimentar e Ambiental no Agronegócio) – Instituto Biológico, Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios, Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, São Paulo, 2019.
Número DOI: 10.31368/PGSSAAA.2019D.RS013
Idioma: pt_BR
Linha de Pesquisa: Manejo integrado de pragas e doenças em ambientes rurais e urbanos
Agência de Fomento: CAPES
URI: http://repositoriobiologico.com.br//jspui/handle/123456789/115
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RICARDO AUGUSTO DE SOUZA.pdf1.33 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.