Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositoriobiologico.com.br//jspui/handle/123456789/116
Título: Bioatividade de extratos botânicos para adultos de Anastrepha fraterculus (Wiedemann) e Ceratitis capitata (Wiedemann) (Diptera: Tephritidae)
Autor(es): Braga e Silva, Sara
Orientador: Raga, Adalton
Data do documento: 2019
Resumo: As moscas-das-frutas (Diptera: Tephritidae) são insetos de importância econômica e quarentenária para a fruticultura. A importância econômica se dá pelas perdas de frutas no campo, enquanto que a importância quarentenária se caracteriza pela restrição da importação de frutas frescas impostas por países importadores. Devido a importância das moscas-das-frutas para a produção e comercialização de frutas, existe uma demanda por métodos de controle sustentáveis. Para contribuir com o manejo desses insetos, o objetivo do trabalho foi avaliar o potencial inseticida de extratos aquosos (EA) e atrativo de óleos essenciais (OE) sobre Anastrepha fraterculus (Wied.) e Ceratitis capitata (Wied.). Os experimentos consistiram em ensaios para verificar atratividade em olfatômetro de quatro saídas e teste de mortalidade em Torre de Potter. No olfatômetro foram testados OE de Bixa orellana L., Cymbopogon winterianus L., Citrus latifolia Tanaka, Lavandula angustifolia Mill, L. dentata L., Laurus nobilis L., Rosmarinus officinalis L. e Ocimum basilicum L. em três concentrações 0,5, 1,0 e 2,0%, sobre fêmeas das duas espécies de moscas simultaneamente. Na Torre de Potter foram usados EA de B. orellana, C. winterianus, O. basilicum, L. angustifolia, L. dentata, L. nobilis e R. officinalis nas concentrações de 10,0 e 20,0% para ambos os sexos de A. fraterculus e C. capitata separadamente. Os compostos dos OE foram descritos por cromatrografia gasosa e espectrometria de massa. Os compostos majoritários dos OEs foram 1-8 cineol, cânfora, citronelal, linalol e limoneno. Lavandula angustifolia (1,0% e 2,0%) e B. orellana (0,5%, 1,0% e 2,0%) foram as mais atrativas para A. fraterculus. Cymbopogon winterianus (1,0 e 2,0%), B. orellana (0,5%, 1,0% e 2,0%), L. angustifolia (2,0%) e C. latifolia (2,0%) foram os mais atrativos para C. capitata. As maiores atratividade foram obtidas as 24h de exposição dos insetos aos voláteis do OEs. Os extratos aquosos de B. orellana a 10% e L. angustifolia a 20% causaram maior mortalidade às fêmeas e machos de C. capitata. Lavandula dentata 20% mostrou um potencial inseticida tanto para fêmeas quanto para machos de A. fraterculus. Provavelmente esses compostos estão associados com a atratividade e toxicidade para A. fraterculus e C. capitata. A combinação de compostos presentes em Lavandula spp. e B. orellana apresentam potencial uso no manejo de A. fraterculus e C. capitata.
Palavras-chave: Anastrepha fraterculus
Ceratitis capitata
Produtos naturais
Extrato aquoso
Óleo essencial.
Citação: Braga e Silva, Sara. Bioatividade de extratos botânicos para adultos de Anastrepha fraterculus (Wiedemann) e Ceratitis capitata (Wiedemann) (Diptera: Tephritidae). 2019. 82 p. Dissertação (Mestrado em Sanidade, Segurança Alimentar e Ambiental no Agronegócio) – Instituto Biológico, Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios, Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, São Paulo, 2019.
Número DOI: 10.31368/PGSSAAA.2019D.SS006
Idioma: pt_BR
Linha de Pesquisa: Biodiversidade: caracterização, interações, interações ecológicas em agroecossistemas
Agência de Fomento: CAPES
URI: http://repositoriobiologico.com.br//jspui/handle/123456789/116
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Sara Braga e Silva.pdf2.41 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.