Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositoriobiologico.com.br//jspui/handle/123456789/1167
Título: Ocorrência do Cassava Common Mosaic Virus (CsCMV) e Cassava Vein Mosiavirus (CsVMV) em cultivares de mandioca em Santa Catarina, Brasil
Autor(es): Colariccio, A.
Rivas, E. B.
Bonfim Junior, M. F.
Data do documento: 2021
Resumo: O cultivo da mandioca é realizado na maioria dos municípios e estados brasileiros, sendo uma pequena parte destinada ao consumo in natura e a maior parte para a produção de farinha e extração de amido. Embora seja uma planta rústica, diversos fatores bióticos e abióticos podem reduzir a produtividade da cultura. As doenças viróticas causam impacto na cultura, principalmente devido a eficiente disseminação do patógeno por meio da propagação vegetativa das manivas infectadas e degenerescência das raízes. No Brasil já foram relatados o Cassava common mosaic virus (CsCMV), Cassava vein mosaic virus (CsVMV), e Cassava frogskin disease, destacando-se os dois primeiros como os mais disseminados no país. Neste trabalho foi avaliada a ocorrência de vírus em 17 cultivares de mandioca, cultivadas comercialmente em Urussanga, Jaguaruna e Sangão, região Sul de Santa Catarina. A detecção de vírus em amostras foliares, apresentando mosaico severo, bolhosidades e distorção foliar, foi realizada por RT-PCR para CsCMV e por PCR para CsVMV. Ensaios de transmissão mecânica para espécies indicadoras foram realizados em condições de laboratório. Os vírus CsCMV e CsVMV foram detectados co-infectando as cvs ‘Mandin’, ‘Sangão’, ’Vermelhinha’, ‘Ajubá’, ‘Guapo’, ‘Seleto’ e ‘Mantiqueira’ cultivadas em Urussanga e Sangão. A infecção pelo CsCMV foi detectada nas cultivares ‘Espetinho’, ‘Sambaqui’, ‘Olho Junto’ em Sangão; nas ‘Oeste’, ‘Uirapuru’, ‘Luna’, ‘Mandin’em Urussanga e na ‘IAC90’ em Jaguaruna e não houve detecção de vírus na ‘Sambaqui’ em Jaguaruna. Os resultados mostram a prevalência do CsCMV nas cultivares de mandioca avaliadas em Santa Catarina.
Descrição: A mandioca (Manihot esculenta Crantz), pertencente à família Euphorbiaceae, é uma espécie que foi domesticada, nas terras baixas e quentes da América, pelas populações pré-colombianas (VASCONCELOS, 2014). A planta é nativa do Brasil e acredita-se que durante os séculos XVI e XVII tenha sido amplamente disseminada pelos portugueses nas regiões tropicais e subtropicais da África, Ásia e Caribe (CARTER et al., 1993; VASCONCELOS, 2014).
Palavras-chave: Manihot esculenta
Identificação de vírus
Infecção mista
Citação: Colariccio A.; Rivas E. B.; Bonfim Junior M. F.; Peruch, L. A. M. Ocorrência do Cassava Common Mosaic Virus (CsCMV) e Cassava Vein Mosiavirus (CsVMV) em cultivares de mandioca em Santa Catarina, Brasil. O Biológico, v. 82, n. 1, p. 1-9, 2020.
ISSN: 1980-6221
Número DOI: 10.31368/1980-6221v82a10001
Idioma: pt_BR
Editora: Instituto Biológico
Local da Publicação: São Paulo
URI: http://repositoriobiologico.com.br//jspui/handle/123456789/1167
Aparece nas coleções:Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
637a290b-5a8c-441e-9200-d4f95fc1e1f8.pdfOcorrência463.81 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.