Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositoriobiologico.com.br//jspui/handle/123456789/1169
Título: Primeira Ocorrência de Fusarium Solani em oliveiras cultivadas no Brasil
Autor(es): Domingues, R. J.
Töfoli, J. G.
Zanota, S.
Harakava, R.
Data do documento: 2021
Resumo: Em cultivo de oliveiras localizado no município de Pilar do Sul, SP, foi verificada a presença de plantas com sintomas de seca de folhas e ramos, queda de vigor, podridão do sistema radicular e morte de plantas. Em alguns casos foi observada também a morte de apenas partes ou lados das plantas com a presença ou não de rebrota parcial da copa. Fungo com características morfológicas semelhantes a Fusarium solani, foi isolado a partir de amostras das plantas doentes compostas por ramos, folhas e raízes. Inoculações foram feitas em mudas sadias das cultivares Arbequina, Arbosana e Maria da Fé. A partir de 30 dias, as plantas inoculadas de todas as cultivares apresentaram sintomas de murcha, amarelecimento, queda das folhas e morte. O fungo foi re-isolado para a conclusão dos postulados de Koch. Em seguida, realizou-se a sua identificação molecular através da análise da região ITS do DNA ribossômico. As análises confirmaram o fungo F. solani como agente causal da doença. A identificação molecular foi 99% semelhante as estirpes de Fusarium solani (Mart.) Sacc. 1881 Kleb. 1913, isolados de cultivos de oliveiras com os mesmos sintomas e provenientes do Nepal e da Argentina. Trata-se do primeiro relato da doença nas condições brasileiras de cultivo.
Descrição: A oliveira (Olea europaea L.) é uma planta originária do Oriente Médio onde, há cerca de 6.000 anos teve ínicio sua domesticação, cultivo e posterior difusão para outras áreas da bacia do Mediterrâneo. Nessa região, onde se concentram os maiores produtores mundiais, são colhidas cerca de 3,1 milhões de toneladas de frutos por ano, representando 95% da produção mundial, dos quais 73% desses são provenientes de países da União Europeia, como Espanha, Portugal, Itália, entre outros (COI, 2012). Nas Américas, o cultivo iniciou-se no período colonial, sendo observados os primeiros registros no México, no Peru e na Califórnia e, em seguida, em países com clima subtropical como Chile, Argentina e Uruguai.
Palavras-chave: Olea europaea
Neocosmospora solani
Fusariose
Oliva
Citação: Domingues, R. J.; Töfoli, J. G.; Zanota, S.; Harakava, R. Primeira Ocorrência de Fusarium Solani em oliveiras cultivadas no Brasil. O Biológico, v. 82, p. 1-9, 2020.
ISSN: 1980-6221
Número DOI: 10.31368/1980-6221v82a10004
Idioma: pt_BR
Editora: Instituto Biológico
Local da Publicação: São Paulo
URI: http://repositoriobiologico.com.br//jspui/handle/123456789/1169
Aparece nas coleções:Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
5bc61910-9def-478c-884a-3cd298912478.pdfPrimeira ocorrência878.2 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.