Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositoriobiologico.com.br//jspui/handle/123456789/1171
Título: Caracterização patogênica de isolados do gênero Cylindrocladium patogênicos a eucalipto
Autor(es): Aparecido, C. C.
Rosa, E. C.
Finatti, D.
Data do documento: 2021
Resumo: A utilização de espécies florestais para produção de madeira, papel e celulose é muito importante no Brasil. Dentre os gêneros botânicos utilizados destacam-se o Pinus e o Eucalyptus. Porém, com a intensificação dos cultivos, inúmeros patógenos têm passado a parasitar as plantas, principalmente durante os estágios iniciais de desenvolvimento. Fungos do gênero Cylindrocladium têm se destacado como patógenos de Pinus e Eucalyptus, levando a problemas consideráveis em regiões tropicais e subtropicais, devido às condições ambientais favorecerem o desenvolvimento do patógeno, que pode causar morte das plantas mais jovens e, no caso de Eucalyptus, também a ocorrência de manchas foliares. Observa-se, portanto, a necessidade de estudos relacionados ao gênero Cylindrocladium, patógeno que ganha importância devido à ampliação dos prejuízos econômicos que vem causando, como resultado da diversidade de hospedeiros que pode infectar. Com o objetivo de avaliar o comportamento patogênico de isolados do gênero Cylindrocladium, 14 (quatorze) culturas foram inoculadas em plantas de eucalipto. Sendo observados sintomas da doença, foi realizado re-isolamento e cultivo em meio Czapeck para identificar a existência de diferenças fisiológicas. Pôde-se constatar que existem diferenças patogênicas e fisiológicas entre os isolados. No que se refere às diferenças patogênicas, puderam ser observadas devido aos diferentes isolados produzirem diferentes tipos de lesão frente aos diferentes órgãos do mesmo hospedeiro. Quanto às diferenças fisiológicas, puderam ser constatadas pela formação de três grupos: Grupo 1-Micélio rasteiro (plano) com coloração variando de castanho-rosado pálido a castanho avermelhado intenso; Grupo 2-Micélio aéreo, com aspecto cotonoso e coloração variando de branco a palidamente róseo; Grupo 3-Micélio aéreo, com aspecto semi-cotonoso e periferia branca e centro castanho claro. Todas estas diferenças, provavelmente, sejam devidas à constituição genética distinta existente entre os isolados.
Descrição: A utilização de espécies florestais para produção de madeira, papel e celulose é muito importante no Brasil. Dentre os gêneros botânicos utilizados destacamse o Pinus e o Eucalyptus. Porém, com a intensificação dos cultivos, inúmeros patógenos têm passado a parasitar as plantas, principalmente durante os estágios iniciais de desenvolvimento. Fungos do gênero Cylindrocladium têm se destacado como patógenos de Pinus e Eucalyptus, levando a problemas consideráveis em regiões tropicais e subtropicais, devido às condições ambientais favorecerem o desenvolvimento do patógeno, que pode causar morte das plantas mais jovens e, no caso de Eucalyptus, também a ocorrência de manchas foliares (Schultz, 2011; Schultz et. al., 2015). Atualmente, além das espécies florestais, diversas espécies de plantas ornamentais têm sido infectadas.
Palavras-chave: Calonecria
Caracteres morfológicos
Fisiologia
Citação: Aparecido, C. C.; Rosa, E. C.; Finatti, D. Caracterização patogênica de isolados do gênero Cylindrocladium patogênicos a eucalipto. O Biológico, v. 82, p. 1-10, 2020.
ISSN: 1980-6221
Número DOI: 10.31368/1980-6221v82a10006
Idioma: pt_BR
Editora: Instituto Biológico
Local da Publicação: São Paulo
URI: http://repositoriobiologico.com.br//jspui/handle/123456789/1171
Aparece nas coleções:Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1e339a9c-5eb4-4165-9420-0217f399ef15.pdfCaracterização473.24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.