Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositoriobiologico.com.br//jspui/handle/123456789/1172
Título: Avaliação morfologia e molecular para identificação de fusarium SP
Autor(es): Aparecido, C. C.
Rosa, E. C.
Data do documento: 2020
Resumo: O gênero Fusarium engloba inúmeras espécies importantes sob o ponto de vista fitopatogênico e/ou toxigênico, uma vez que algumas cepas, havendo condições abióticas favoráveis, podem produzir micotoxinas. A identificação correta da espécie em curto espaço de tempo é necessária para a definição das medidas de controle a serem utilizadas, de forma a minimizar qualquer dano. Normalmente, a identificação é baseada em características culturais, morfológicas, odores, produção de micotoxinas e, mais recentemente, técnicas moleculares. Mesmo com todas essas ferramentas, ainda existe muita confusão, principalmente quando são utilizadas de maneira separada. Em relação às técnicas moleculares, existe ainda o custo elevado, pois para a identificação, o sequenciamento é exigido. Assim, com o objetivo de se comparar a avaliação de características morfológicas e as técnicas moleculares para a identificação de um isolado do gênero Fusarium, foi realizado este estudo. Todas as características morfológicas observadas, bem como as técnicas moleculares, possibilitaram identificar o isolado estudado como Fusarium verticillioides, sinonímia F. moniliforme. Porém, os procedimentos morfológicos foram realizados em 5 dias, enquanto para os ensaios de Biologia Molecular, mais de 2 semanas, principalmente devido aos protocolos para o sequenciamento. Além disso, os custos para as técnicas moleculares foram mais elevados.
Descrição: O gênero Fusarium é um dos mais importantes na patologia vegetal mundial, muitas vezes causando murcha em diferentes culturas de importância econômica (BOOTH, 1971). Nos últimos anos, adquiriu também importância a produção de micotoxinas, substâncias responsáveis por doenças em humanos e animais (HAWKSWORTH, et al., 1995; JOUANY, 2007). Exemplos de micotoxinas produzidas pelo gênero Fusarium são: tricotecenos, zearalenona, fumonisinas e moniliformina. Vale ressaltar que a grande maioria das espécies são saprófitas do solo e fitopatógenos, enquanto uma minoria, patogênica para humanos.
Palavras-chave: Características morfológicas
ITS
Fator de elongação
Citação: Aparecido C.C.; Rosa, E.C. Avaliação morfologia e molecular para identificação de fusarium SP. O Biológico, v. 81, n. 1, p. 1-7, 2019.
ISSN: 1980-6221
Número DOI: 10.31368/1980-6221v81a10014
Idioma: pt_BR
Editora: Instituto Biológico
Local da Publicação: São Paulo
URI: http://repositoriobiologico.com.br//jspui/handle/123456789/1172
Aparece nas coleções:Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
26be9287-209f-4a1d-8096-7644a4abd105.pdfAvaliação861.25 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.