Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositoriobiologico.com.br//jspui/handle/123456789/1175
Título: Interações entre fitonematoides
Autor(es): Tomazini, M. D.
Guerreiro Filho, O.
Oliveira, C. M. G. de
Data do documento: 2021
Resumo: Estudos de patogenicidade relacionados à fitonematoides, na sua grande maioria, relacionam uma única espécie de nematoide em uma planta hospedeira. Devese dar importância ao fato de que, em ambientes naturais ou sistemas agrícolas, os nematoides ocorrem em comunidades poli-específicas. A predominância de uma espécie de nematoide no meio está relacionada aos fatores edafoclimáticos, à interação com o ambiente e à interação com outros organismos, incluindo outros nematoides. Duas espécies de nematoides podem coabitar o mesmo nicho ecológico ocorrendo uma competição entre os indivíduos, que podem resultar em interações benéficas ou prejudiciais para uma ou ambas as espécies. A competição é mais severa quando espécies possuem hábitos alimentares semelhantes e à medida que a relação parasito-hospedeiro se torna mais complexa, há um aumento na vantagem competitiva. Estudos de levantamentos de fitonematoides demonstram muitas espécies associadas a culturas perenes e anuais coabitando o sistema radicular. Entender a relação da abundância e diversidade da nematofauna, bem como interações das espécies em danos causados às plantas hospedeiras são de grande valia para a adoção de medidas de manejo de fitonematoides.
Descrição: A maioria dos estudos relacionados a nematoides parasitos de plantas envolvem os efeitos e danos causados apenas por uma única espécie de nematoide em uma determinada planta hospedeira. No entanto, em ambiente natural, os nematoides fitoparasitos raramente ocorrem em comunidades monoespecíficas. Pelo contrário, a comunidade de nematoides encontrados em sistemas agrícolas ou em áreas naturais é dinâmica, pois há interação com indivíduos de outras espécies, bem como interação com plantas, o ambiente e outros organismos edáficos (EISENBACK, 1985).
Palavras-chave: Levantamento
Nematoides parasitos de plantas
Populações concomitantes
Citação: Tomazini, M. D.; Guerreiro Filho, O.; Oliveira, C. M. G. de Interações entre fitonematoides. O Biológico, v. 83, p. 1-26.
ISSN: 1980-6221
Número DOI: 10.31368/1980-6221v83a10004
Idioma: pt_BR
Editora: Instituto Biológico
Local da Publicação: São Paulo
URI: http://repositoriobiologico.com.br//jspui/handle/123456789/1175
Aparece nas coleções:Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
00f397c0-5b8c-418b-a347-994a8f5e80f2.pdfInterações363.95 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.