Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositoriobiologico.com.br//jspui/handle/123456789/1176
Título: Ocorrência de insetos em iscas rodenticidas nas formulações pélete e grão integral de girassol comercializados no Estado de São Paulo
Autor(es): Fonseca, M. V
Potenza, M. R
Campos, A. E. C
Data do documento: 2021
Resumo: Os roedores sinantrópicos são pragas de grande importância no ambiente urbano e agrícola. Alem da transmissão de doenças ocorre a contaminação de alimentos com fezes, urina e pêlos. O controle de roedores é realizado principalmente com a utilização de iscas raticidas. O presente trabalho teve por objetivo avaliar a ocorrência de artrópodes em amostras de 1 Kg de diferentes marcas comerciais contendo iscas raticidas nas formulações grão integral de girassol (n=16) e pélete (n=18), adquiridas em lojas especializadas e agropecuárias, lojas de ração animal e supermercados. Foram identificados os artrópodes Cryptolestes sp., Ephestia sp., Lasioderma serricorne (F.), Oryzaephilus surinamensis (L.), Rhyzopertha dominica (F.), Sitotroga cerealella (O.), Tribolium castaneum (H.) e Psocoptera. Os resultados demonstram a importância do uso de matérias primas isentas de artrópodes durante o processo de produção das iscas. O consumo das iscas por insetos pode alterar a palatabilidade, promover processo de deterioração e mofamento, alem da fragmentação da isca. Muitos destes produtos foram adquiridos em lojas agropecuárias e de ração para animais domésticos, onde pode ocorrer infestação cruzada.
Descrição: Os roedores sinantrópicos são importantes vetores e disseminadores de ectoparasitos, endoparasitos, bactérias e viroses (FUNASA, 2002; BATTERSBY, 2015). Podem ainda causar prejuízos na agropecuária e em toda cadeia de comercialização e exportação de alimentos. As perdas estimadas pela atividade de roedores em lavouras podem chegar a 47% conforme a cultura e densidade populacional e 20% no armazenamento de grãos (LUND, 2015). As principais espécies de roedores sinantrópicos são Mus musculus, Rattus rattus e Rattus norvegicus que possuem ampla distribuição por todo país. Na cidade de São Paulo o controle de roedores tem uma importante demanda social (PAPINI et al., 2009). Os roedores consomem diariamente o equivalente a 10% de seu peso corporal, causando perdas indiretas pela contaminação dos alimentos com pelos, fezes e urina, além dos prejuízos que ocasionam em equipamentos e instalações e, consequentemente, com o controle destes animais (POTENZA & TUCCI 2019).
Palavras-chave: Raticida
Girassol
Pélete
Infestação
Citação: Fonseca, M. V.; Potenza, M. R.; Campos, A. E. C.; Jesus, P. R. de. Ocorrência de insetos em iscas rodenticidas nas formulações pélete e grão integral de girassol comercializados no Estado de São Paulo. O Biológico, v. 83, p. 1-11, 2021.
ISSN: 1980-6221
Número DOI: 10.31368/1980-6221v83a10006
Idioma: pt_BR
Editora: Instituto Biológico
Local da Publicação: São Paulo
URI: http://repositoriobiologico.com.br//jspui/handle/123456789/1176
Aparece nas coleções:Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
42bb6a37-6aeb-4e85-9a06-50f7b67012c4.pdfOcorrência306.72 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.