Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositoriobiologico.com.br//jspui/handle/123456789/1183
Título: Doenças fúngicas da roseira: sintomatologia, etiologia e controle
Autor(es): Domingues, Ricardo José
Töfoli, Jesus Guerino
Data do documento: Ago-2023
Resumo: A produção comercial de plantas ornamentais representa um dos setores mais promissores da agricultura brasileira. Com atuação marcante no mercado interno e externo, a atividade possui importância econômica e social crescente, além de apresentar características empresariais bem definidas, elevado nível tecnológico e gerenciamento avançado de todo processo produtivo. Cultivada nos jardins da Ásia, há mais de 5.000 anos, a roseira (Rosa spp.), pertencente à família das Rosáceas, possui um grande número de espécies, que permitiram obter, pela hibridação, inúmeras variedades e híbridos. Em função disso, elas se apresentam com uma grande diversidade estrutural, podendo ser arbustivas, trepadeiras, com flores isoladas, entre outros aspectos. Existem mais de 30.000 variedades de rosas em todo o mundo. As técnicas de melhoramento originaram diferentes tipos e misturas visando, além da resistência a doenças, à melhoria do aspecto, tamanho e formato das flores, para atender mercados específicos e um consumidor cada vez mais exigente. Na maioria das regiões produtoras de rosas ocorrem diversos problemas fitossanitários, destacandose as doenças de etiologia fúngica. Os sintomas e sinais dessas doenças podem ser observados sobre as hastes, folhas e flores, muitas vezes comprometendo tanto a quantidade, como a qualidade da produção de hastes florais. O presente trabalho aborda 10 doenças fúngicas das roseiras, descrevendo suas sintomatologias, etiologias e técnicas de manejo.
Descrição: A produção comercial de plantas ornamentais representa um dos setores mais promissores da agricultura brasileira. Com atuação marcante no mercado interno e externo, a atividade possui importância econômica e social crescente, além de apresentar características empresariais bem definidas, elevado nível tecnológico e gerenciamento avançado de todo processo produtivo.
Palavras-chave: Roseira
Doenças fúngicas
Sintomatologia
Etiologia
Plantas ornamentais
Citação: Domingues, Ricardo José; Töfoli, Jesus Guerino. Doenças fúngicas da roseira: sintomatologia, etiologia e controle. São Paulo: Instituto Biológico, 2023. (Documento técnico, 34).
ISSN: 1983-134X
Número DOI: 10.31368/1983-134XDT0342023
Idioma: pt_BR
Editora: Instituto Biológico
Local da Publicação: São Paulo
URI: http://repositoriobiologico.com.br//jspui/handle/123456789/1183
Aparece nas coleções:Documentos Técnicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Doenças fúngicas.pdfDoenças fúngicas da roseira6.32 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.