Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositoriobiologico.com.br//jspui/handle/123456789/1186
Título: Estimação do coeficiente de parentesco entre acessos de cana do banco de germoplasma do IAC com aplicações no melhoramento genético da cultura
Autor(es): Valesan, Andréa Moreti Carvalho
Orientador: Garcia, Luciana Aparecida Carlini
Data do documento: 13-Set-2023
Resumo: O Brasil é o maior produtor mundial de cana-de-açúcar (Saccharum spp), cultura que tem grande importância na produção de açúcar e etanol. As variedades modernas de cana são organismos poliploides complexos, sendo Saccharum officinarum a espécie que mais contribui na constituição de seus genomas. A caracterização dos acessos dos bancos de germoplasma é essencial para que os programas de melhoramento sejam conduzidos de modo mais eficiente. O presente trabalho teve como objetivos: estimar os coeficientes de parentesco entre 83 acessos de um painel de cana do IAC, a partir de dados de genealogia, com uso do método adequado para organismos poliploides complexos; estimar os coeficientes de parentesco pelo método estendido de VanRaden e os índices de similaridade de Jaccard dos mesmos acessos, a partir de dados de marcadores moleculares (AFLPs e/ou SSRs); comparar os resultados obtidos com esses métodos para verificar o nível de correspondência entre eles nesse painel de genótipos de cana. Os resultados obtidos indicam ser mais vantajoso utilizar o cálculo do parentesco molecular de acordo método estendido de VanRaden, considerando os dois tipos de marcadores concomitantemente, uma vez que as estimativas de parentesco obtidas desse modo são as que mais se assemelham às estimativas obtidas a partir de dados genealógicos. Os resultados desse estudo são relevantes, uma vez que informações sobre as relações de parentesco são importantes para o estabelecimento de estratégias de hibridações em programas de melhoramento.
Descrição: A cana-de-açúcar (Saccharum spp.) é uma gramínea tropical do tipo C4, com grande capacidade de acumular sacarose. Os principais produtos obtidos a partir dela são o açúcar e o etanol (NEVES; CONEJERO, 2010a). Originária da Nova Guiné foi difundida pelo mundo por meio da migração humana. Foi introduzida no Brasil em 1520 e se tornou um dos cultivos mais importantes do país (NOVA CANA, 2021). Atualmente, as variedades de cana são organismos interespecíficos autopoliploides complexos com predomínio do genoma da espécie S. officinarum, muito usada em programas de melhoramento por apresentar elevada concentração de sacarose e baixo teor de fibra. Outras espécies, em menores proporções, também contribuem na hibridação, principalmente, S. spontaneum, que por apresentar maior quantidade de fibras e contribuir para que as variedades sejam mais vigorosas e resistentes a estresses bióticos e abióticos (BREMER, 1961; SCARPARI; BEAUCLAIR, 2008).
Palavras-chave: Saccharum
Poliploidia
Genealogia
Citação: VALESAN, Andréa Moreti Carvalho. Estimação do coeficiente de parentesco entre acessos de cana do banco de germoplasma do IAC com aplicações no melhoramento genético da cultura. Dissertação (Mestrado em Sanidade, Segurança Alimentar e Ambiental no Agronegócio) – Programa de Pós-Graduação, Instituto Biológico, São Paulo, 2022.
Número DOI: 10.31368/PGSSAAA.2022D.AV004
Idioma: pt_BR
Editora: Instituto Biológico
Local da Publicação: São Paulo
Linha de Pesquisa: Biodiversidade: caracterização, interações, interações ecológicas em agroecossistemas
Agência de Fomento: CAPES
URI: http://repositoriobiologico.com.br//jspui/handle/123456789/1186
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
andrea_valesan.pdfEstimação do coeficiente1.57 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.