Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositoriobiologico.com.br//jspui/handle/123456789/1187
Título: Ação de fungos endofíticos de oliveira (Olea europaea) sobre formigas-cortadeiras (Atta sexdens) e seu fungo mutualista (Leucoagaricus gongylophorus).
Autor(es): Fung, Andresa Toledo
Orientador: Campos, Ana Eugênia de Carvalho
Data do documento: 14-Set-2023
Resumo: O Brasil é um grande produtor agrícola e possui um papel fundamental no setor florestal, no entanto, prejuízos e danos expressivos podem ser atribuídos às formigas-cortadeiras. Atualmente o método mais eficaz para o controle desses insetos são iscas granuladas a base de inseticidas químicos e o uso de microrganismos endofíticos é apontado como uma alternativa por possuírem ação entomopatogênica e fungicida. Em busca de uma opção que promova o desenvolvimento de uma agricultura mais sustentável e competitiva, o presente trabalho teve como objetivo avaliar a ação de fungos endofíticos de oliveira (Olea europaea), pertencentes aos gêneros Aspergillus sp., Trichoderma sp., Sarocladium sp., e Xylaria spp. sobre operárias de formigas-cortadeiras (Atta sexdens) e seu fungo mutualista (Leucoagaricus gongylophorus). Para avaliar a ação fungicida, foram realizados testes in vitro de pareamento de culturas e testes para avaliar o crescimento do fungo mutualista em meio de cultura incorporado com metabólitos fúngicos não-voláteis (filtrados) nas concentrações de 50% e 25% (v/v). A ação inseticida foi avaliada por um teste de toxicidade pela ingestão de dieta artificial oferecida às operárias, contendo filtrados também nas concentrações de 50% e 25% (v/v). Por fim, o teste de preferência foi realizado para avaliar a escolha das operárias sob oferecimento da solução de metabólitos produzidos pelos cinco isolados fúngicos. Os resultados mostraram que todos os isolados inibiram o crescimento de L. gongylophorus no teste de pareamento. A solução filtrada produzida por Aspergillus sp. e Trichoderma sp. também inibiram o crescimento de L. gongylophorus quando incorporada no meio de cultura nas duas concentrações testadas. No teste de toxicidade, todos os isolados causaram mortalidade nas operárias na concentração de 50%, embora para a concentração de 25% os isolados de Xylaria spp. não apresentaram mortalidade significativa associada à dieta. Aspergillus sp. e Trichoderma sp. apresentaram os melhores resultados com taxas de mortalidade de 96% em ambas as concentrações para Aspergillus sp., e 96% e 78%, respectivamente, para Trichoderma sp. No teste de preferência, os resultados mostraram que apenas Xylaria sp. 1 apresentou não-preferência por parte das colônias. Desse modo, com base nos resultados obtidos, os isolados de Aspergillus sp. e Trichoderma sp. indicam potencial para estudos futuros visando o controle biológico de formigas-cortadeiras.
Descrição: O Brasil é um país com grandes extensões territoriais, diferentes climas e solos. Esses são alguns motivos nos quais possibilitam a produção de culturas agrícolas, com as mais diferentes necessidades fisiológicas. As principais culturas agrícolas produzidas no Brasil incluem a soja, cana-de-açúcar, café e laranja. O país também é o principal exportador mundial desses produtos (CNA, 2021). No setor da olivicultura, no entanto, segundo a média dos últimos anos, o país é totalmente dependente de importações e considerado o 3º maior importador de azeite de oliva do mundo, ficando atrás somente dos Estados Unidos da América e da União Europeia (INTERNATIONAL OLIVE OIL COUNCIL, 2021). Com o intuito de explorar regiões do país com diferentes condições climáticas, diversas iniciativas de pesquisa entre os estados brasileiros apontaram que São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Santa Catarina possuem regiões favoráveis para a produção de oliveiras e indicam viabilidade positiva para exploração comercial da cultura (BERTONCINI; TERAMOTO; PRELA-PANTANO, 2010).
Palavras-chave: Controle biológico
Antagonismo
Metabólitos secundários
Citação: FUNG, Andresa Toledo. Ação de fungos endofíticos de oliveira (Olea europaea) sobre formigas-cortadeiras (Atta sexdens) e seu fungo mutualista (Leucoagaricus gongylophorus). Dissertação (Mestrado em Sanidade, Segurança Alimentar e Ambiental no Agronegócio) – Programa de Pós-Graduação, Instituto Biológico, São Paulo, 2022.
Número DOI: 10.31368/PGSSAAA.2022D.AF009
Idioma: pt_BR
Editora: Instituto Biológico
Local da Publicação: São Paulo
Linha de Pesquisa: Manejo integrado de pragas e doenças em ambientes rurais e urbanos
Agência de Fomento: CAPES
URI: http://repositoriobiologico.com.br//jspui/handle/123456789/1187
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
andresa_toledo.pdfAção de fungos2.16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.