Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositoriobiologico.com.br//jspui/handle/123456789/1189
Título: Estudo filogenético do ácaro Allopsoroptoides galli Mironov (2013) e avaliação do processo de transmissão horizontal em galinhas engaioladas
Autor(es): Duarte, Fernanda Calvo
Orientador: Mendes, Márcia Cristina
Coorientador: Buim, Marcos Roberto
Data do documento: 14-Set-2023
Resumo: O ácaro plumícola Allopsoroptoides galli Mironov (2013) é o primeiro psoropitídeo observado nas penas de aves da ordem Galliformes durante um surto ocorrido em 2010 (quando ainda este ácaro era uma espécie desconhecida) em galinhas poedeiras de uma instalação comercial no Estado de São Paulo. Os danos causados pelo parasitismo desse ácaro estão relacionados à piora da conversão alimentar e à redução na produção de ovos. Com o objetivo de aprimorar os conhecimentos básicos do ácaro A. galli, neste trabalho foi realizado um estudo analítico da transmissão horizontal do ácaro A. galli através de um experimento de intervenção entre uma população exposta e outra não exposta ao ácaro A. galli, além de análises filogenéticas com sequências dos genes 18S e 28S rRNA do ácaro A. galli obtidas neste trabalho, e depositadas no GenBank com os seguintes códigos de acesso: OK533677 e OK533676. O experimento para a avaliação da transmissão foi realizado nos meses de fevereiro e março de 2021 no Instituto Biológico de Bastos. Foi utilizado um total de 30 aves alojadas em 6 gaiolas. Em cada gaiola foram colocadas 4 aves não parasitadas pertencentes ao grupo N (negativo) e uma infestada com o ácaro A. galli pertencente ao grupo P (positivo).
Descrição: Na área de produção animal, a avicultura pode ser considerada a atividade que mais se desenvolveu neste século em consequência dos avanços em genética, nutrição, sanidade e manejo (MAZZUCO et al., 1997). O Brasil já tem grandes produtores com instalações automatizadas e sistema de climatização, mas grande parte ainda é considerado pequeno e médio produtor, cujas as aves são criadas em galpões abertos, com pouco ou nenhum controle do ambiente interno. (SILVA, 2019). O sistema predominante de produção de ovos no Brasil é o intensivo, no qual as aves são dispostas em gaiolas convencionais dentro de galpões (SILVA, 2019). A produção concentrada de aves em ecossistemas artificiais encontra às vezes condições ideais para o desenvolvimento de grandes populações de pragas de artrópodes. (AXTELL & ARENDS,1990).
Palavras-chave: Ácaros de penas
Psoroptoididae
Produção de ovos
Citação: DUARTE, Fernanda Calvo. Estudo filogenético do ácaro Allopsoroptoides galli Mironov (2013) e avaliação do processo de transmissão horizontal em galinhas engaioladas. Dissertação (Mestrado em Sanidade, Segurança Alimentar e Ambiental no Agronegócio) – Programa de Pós-Graduação, Instituto Biológico, São Paulo, 2022.
Número DOI: 10.31368/PGSSAAA.2022D.FD006
Idioma: pt_BR
Editora: Instituto Biológico
Local da Publicação: São Paulo
Linha de Pesquisa: Manejo integrado de pragas e doenças em ambientes rurais e urbanos
Agência de Fomento: CAPES
URI: http://repositoriobiologico.com.br//jspui/handle/123456789/1189
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
fernanda_calvo.pdfEstudo filogenético2.63 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.