Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositoriobiologico.com.br//jspui/handle/123456789/1195
Título: Seleção de ácaros predadores do gênero Euseius (ACARI: PHYTOSEIIDAE) com alta capacidade de predação de Brevipalpus yothersi BAKER (ACARI: TENUIPALPIDAE) e resistência a acaricidas
Autor(es): Hesketh, Patrícia Magnaboschi
Orientador: Sato, Mário Eid
Data do documento: 15-Set-2023
Resumo: O Brasil é um dos maiores produtores mundiais de citros, sendo o maior fornecedor de suco de laranja do mundo. Um dos principais problemas fitossanitários da cultura é a leprose dos citros, causada por CiLV-C transmitida por ácaros da espécie Brevipalpus yothersi Baker (Acari: Tenuipalpidae). Os ácaros predadores das espécies Euseius citrifolius Denmark & Muma e Euseius concordis (Chant) (Acari: Phytoseiidae) são importantes inimigos naturais do ácaro-da-leprose, Brevipalpus yothersi (Acari: Tenuipalpidae), nos pomares cítricos do estado de São Paulo. O objetivo geral deste trabalho foi selecionar ácaros predadores fitoseídeos resistentes a diferentes grupos de agroquímicos e com alta capacidade de predação de B. yothersi, para uso em progamas de manejo integrado de pragas em citros no Brasil. Os objetivos específicos foram: 1) Avaliar a suscetibilidade de diferentes populações de E. concordis e E. citrifolius, procedentes de pomares cítricos do estado de São Paulo, aos acaricidas abamectina, fenpropatrina e clorfenapir; 2) Caracterizar a resistência dos ácaros predadores ao acaricida abamectina, incluindo estudos sobre resistência cruzada e mecanismos bioquímicos associados à resistência; 3) Selecionar pelo menos uma linhagem de ácaro predador com elevada resistência a pesticidas e boa capacidade de predação de B. yothersi, para ser utilizada em programas de manejo integrado de pragas em citros no Brasil. Os experimentos foram conduzidos no Laboratório de Acarologia do Instituto Biológico, em Campinas, SP. Foram observadas diferenças significativas na suscetibilidade a acaricidas entre populações de E. citrifolius procedentes de pomares cítricos paulistas com diferentes frequências de aplicação de acaricidas. Foram observadas razões de resistência (CL50R÷CL50S) de 15,5 e 3,1 (vezes) para abamectina e clorfenapir, respectivamente, comparando-se populações do ácaro predador coletadas nos municípios de Taquaral (R) e Bofete (S). Estudos em laboratório, utilizando o sinergista butóxido de piperonila (PBO) indicaram o envolvimento de monooxigenases dependentes do citocromo P450 na resistência de E. citrifolius a abamectina. As populações de E. concordis e E. citrifolius coletadas em Taquaral, SP, mostraram-se resistentes a fenpropatrina, com sobrevivência de pelo menos 50% dos ácaros, mesmo para concentrações 95 vezes acima da concentração recomendada do acaricida para uso em citros no Brasil. A população de E. citrifolius de Taquaral (resistente a acaricidas) apresentou elevada capacidade de predação de larvas de B. yothersi, sendo que, cada fêmea adulta do predador consumiu até 49,4 larvas do ácaro-praga por dia.
Descrição: O Brasil é o maior produtor de laranja doce do mundo. Com quase 197,7 milhões de pés de laranjeira doce (Citrus sinensis (L.) Osbeck), o cinturão citrícola São Paulo (SP), Minas Gerais (MG) é a maior área de cultivo de citros da América do Sul e responde por mais de 80% da produção brasileira de laranja doce (BASSANEZI et al., 2019). Segundo o presidente da Comissão Nacional de Fruticultura, da CNA, Antônio Marcos Ribeiro do Prado (2016), a atividade gera um Produto Interno Bruto (PIB) de aproximadamente US$ 9 bilhões em todos os elos da sua cadeia produtiva e mais de 250 mil empregos diretos e indiretos (SENAR). A expansão da cultura de citros no Brasil tem acarretado diversos problemas na área de produção, em especial no quesito de pragas e doenças.
Palavras-chave: Citricultura
Ácaro-da-leprose
Controle biológico
Controle químico
Citação: HESKETH, Patrícia Magnaboschi. Seleção de ácaros predadores do gênero Euseius (ACARI: PHYTOSEIIDAE) com alta capacidade de predação de Brevipalpus yothersi BAKER (ACARI: TENUIPALPIDAE) e resistência a acaricidas. Dissertação (Mestrado em Sanidade, Segurança Alimentar e Ambiental no Agronegócio) – Programa de Pós-Graduação, Instituto Biológico, São Paulo, 2022.
Número DOI: 10.31368/PGSSAAA.2022D.PH0011
Idioma: pt_BR
Editora: Instituto Biológico
Local da Publicação: São Paulo
Linha de Pesquisa: Manejo integrado de pragas e doenças em ambientes rurais e urbanos
Agência de Fomento: CAPES
URI: http://repositoriobiologico.com.br//jspui/handle/123456789/1195
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
patricia_hesketh.pdfSeleção de ácaros1.68 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.