Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositoriobiologico.com.br//jspui/handle/123456789/1196
Título: Genomas dos fungos Trichoderma lentiforme e Trichoderma camerunense e a interação na cultura do tomateiro e com fitopatógenos
Autor(es): Medeiros, Carlos Alberto Albuquerque de
Orientador: Harakava, Ricardo
Data do documento: 15-Set-2023
Resumo: Fungos do gênero Trichoderma têm se destacado como agentes de controle biológico devido aos diversos mecanismos de ação como também pela relação simbiótica que mantêm com as espécies vegetais. Há um aprofundamento no estudo de sua biologia e de seu manejo agrícola, havendo ainda uma demanda de conhecimentos genômicos e taxonômicos deste fungo. Desta forma, foi proposto a obtenção dos genomas completos dos isolado 30/07 (T. lentiforme) e 19/17 (T. camerunense) e a verificação do efeito da inoculação destes fungos em tomateiros, em diferentes condições de plantio, quanto a promoção de crescimento e a interação com fitopatógenos. Foram utilizados dois substratos (Tropstrato e Vivatto) com diferentes efeitos nas plantas. A partir destas condições de plantio e após inoculação com Trichoderma, foram analisados os seguintes parâmetros em tomateiro: emergência das mudas e crescimento das plantas e indução da resistência contra doenças causadas por Fusarium oxysporum e Botrytis cinerea. Para a eficácia do sequenciamento, foram testados 3 métodos de extração de DNA: CTAB-brometo de cetiltrimetilamônio, DNeasy Plant Mini kit -QIAGEN e Wizard Genomic DNA Purification kit-PROMEGA. A obtenção dos genomas completos dos isolados foi realizada por meio da tecnologia Oxford Nanopore -MinION (sequências longas) e a plataforma NextSeq-Illumina. Os resultados dos ensaios de promoção de crescimento demonstraram que as condições de plantio podem influenciar diretamente no efeito do Trichoderma nas plantas, podendo ser positivo ou negativo. O tratamento prévio do Trichoderma nas plantas de tomateiro não foi eficaz contra a fusariose, mas teve um efeito redutor contra o mofo cinzento. O antagonista também não causou um efeito positivo na emergência das mudas. O método CTAB foi o mais eficiente na extração do DNA dos isolados de Trichoderma, mantendo maior concentração e preservando a molécula. O sequenciamento híbrido com as duas plataformas foi eficiente na obtenção dos genomas completos, que apresentaram tamanhos e conteúdos gênicos semelhantes aos de outras espécies do mesmo gênero já sequenciadas.
Descrição: A palavra sustentabilidade é um dos termos que mais aparecem em notícias, artigos científicos e redes sociais nas últimas duas décadas. Este termo está associado a diversos setores, como construção civil, gestão ambiental, marketing, e principalmente no setor agrícola. A sustentabilidade necessita gerar desenvolvimento e no setor agrícola isso é explorado principalmente na agricultura familiar, na geração de renda e desenvolvimento de uma determinada região, sempre em consórcio com boas práticas agrícolas que preservem o meio ambiente e a saúde humana (EXIME et al., 2021).
Palavras-chave: Sequenciamento de DNA
Controle biológico
MinION
Indução de resistência
Solanum lycopersicum
Citação: MEDEIROS, Carlos Alberto Albuquerque de. Genomas dos fungos Trichoderma lentiforme e Trichoderma camerunense e a interação na cultura do tomateiro e com fitopatógenos. Tese (Doutorado em Sanidade, Segurança Alimentar e Ambiental no Agronegócio) – Programa de Pós-Graduação, Instituto Biológico, São Paulo, 2022.
Número DOI: 10.31368/PGSSAAA.2022T.CM005
Idioma: pt_BR
Editora: Instituto Biologico
Local da Publicação: São Paulo
Linha de Pesquisa: Biodiversidade: caracterização, interações, interações ecológicas em agroecossistemas
Agência de Fomento: CAPES
URI: http://repositoriobiologico.com.br//jspui/handle/123456789/1196
Aparece nas coleções:Teses

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
carlos-Medeiros.pdfGenomas dos fungos Trichoderma lentiforme1.64 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.