Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositoriobiologico.com.br//jspui/handle/123456789/1197
Título: Seleção de populações de Amblyseius largoensis (Muma) (Acari: Phytoseiidae) para o controle biológico de Raoiella indica Hirst (Acari: Tenuipalpidae) em coqueiro
Autor(es): Figueiredo, Elias Soares de
Orientador: Sato, Mário Eidi
Data do documento: 18-Set-2023
Resumo: Cocos nucifera L. assume grande importância na agricultura brasileira. A cultura enfrenta vários problemas fitossanitários, destacando-se, entre estes, aqueles causados por ácaros fitófagos. Raoiella indica Hirst causa danos significativos em coqueiro, devido à dificuldade de controle com uso de acaricidas químicos. Neste sentido, o uso de inimigos naturais tem se mostrado uma estratégia mais favorável para o manejo de R. indica. Objetivou-se com este trabalho, avaliar o potencial de uso de diferentes populações de Amblyseius largoensis (Muma) no controle de R. indica e selecionar uma linhagem do ácaro predador para uso em programas de controle biológico do ácaro-praga. Foram avaliadas nove populações de A. largoensis, procedentes dos estados do Amazonas, Ceará, Pará, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Sergipe, Rio Grande do Norte e Rio de Janeiro. A população que apresentou as maiores taxas de predação e oviposição foi coletada no estado de Sergipe. A população do estado do Para foi a que apresentou o pior desempenho, em termos de predação e oviposição. Com os resultados obtidos para as distintas populações de A. largoensis, foram selecionadas as quatro populações (SE, MA, MT, RJ) de melhor desempenho para o processo subsequente de seleção. Neste processo, consideraram-se os parâmetros de predação e oviposição. Foram realizados sete ciclos de seleção, com intensidade de seleção de aproximadamente 50%. A linhagem selecionada de A. largoensis apresentou as maiores taxas de predação de ovos (50,4%), de imaturos (larvas e ninfas) (37,8%) e de adultos (104%) de R. indica, quando comparado à média das populações de campo não selecionadas, procedentes das diferentes regiões brasileiras. O processo de seleção não se mostrou efetivo para o aumento da taxa de oviposição de A. largoensis. Foram conduzidos, também, estudos em condições de semi-campo, para avaliar o desempenho da linhagem selecionada e duas populações (procedentes de Sergipe e Pará) de A. largoensis no controle de R. indica em plantas de coqueiro. Foram observadas diferenças significativas entre os tratamentos, verificando-se as maiores infestações de R. indica sobre as plantas sem liberação de ácaros predadores (controle) e nas plantas que receberam a liberação de ácaros predadores da população procedente do estado do Pará. Os ácaros predadores da linhagem selecionada de A. largoensis e da população procedente do estado de Sergipe causaram reduções significativas nas densidades populacionais de R. indica quando liberados em plantas de coqueiro, podendo ser úteis em programas de controle biológico do ácaro-praga.
Descrição: O coqueiro, Cocos nucifera L., é uma cultura com ampla distribuição Pantropical (CHAN; ELEVITCH, 2006). Segundo dados da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO, 2019), sua exploração comercial se extende por mais de 90 países, abrangendo uma área de cerca 14 milhões de hectares. No cenário mundial, o Brasil ocupa a quinta colocação entre os maiores produtores de coco, com uma fatia de 3,9% da produção total, com 2,33 milhões de toneladas produzidas, atrás apenas de Indonésia, Filipinas, Índia e Sri Lanka (FAO, 2019). Entretanto, quando comparado com estes países, nosso país possui a mais elevada produtividade comparada aos países produtores, rendendo mais de oito mil frutos por hectares (IBGE, 2019; FONTES et al., 2020). Em âmbito nacional, o Nordeste é o grande destaque na produção, com 1,13 bilhão de frutos colhidos do total de 1,55 bilhão de todo o país. O Sudeste e o Norte ocupam o segundo e terceiro lugares, respectivamente, com 216 milhões e 185 milhões de frutos colhidos (IBGE, 2019). No que diz respeito à produtividade, o Sudeste está à frente, com 15 mil frutos por hectare, seguido pelo Centro-Oeste, com 11,8 mil e Norte, com 9,9 mil. Os Estados que mais se destacaram na produção em 2019 foram: Bahia, com 333,7 milhões de frutos colhidos, Ceará, com 302,7 milhões, Pará, com 175,2 milhões, Sergipe, com 152,8 milhões, Espírito Santo, com146 milhões e Pernambuco, com 143,5 milhões (IBGE, 2019; FONTES et al., 2020).
Palavras-chave: Ácaros predadores
Seleção artificial
Capacidade de predação
Taxa de reprodução
Citação: FIGUEIREDO, Elias Soares de. Seleção de populações de Amblyseius largoensis (Muma) (Acari: Phytoseiidae) para o controle biológico de Raoiella indica Hirst (Acari: Tenuipalpidae) em coqueiro. Tese (Doutorado em Sanidade, Segurança Alimentar e Ambiental no Agronegócio) – Programa de Pós-Graduação, Instituto Biológico, São Paulo, 2022.
Número DOI: 10.31368/PGSSAAA.2022T.EF002
Idioma: pt_BR
Editora: Instituto Biológico
Local da Publicação: São Paulo
Linha de Pesquisa: Manejo integrado de pragas e doenças em ambientes rurais e urbanos
Agência de Fomento: CAPES
URI: http://repositoriobiologico.com.br//jspui/handle/123456789/1197
Aparece nas coleções:Teses

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
elias_soares.pdfSeleção de populações1.07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.