Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositoriobiologico.com.br//jspui/handle/123456789/1199
Título: Seleção de isolados de Trichoderma spp. para o controle biológico de Meloidogyne spp. em cana-de-açúcar e tomateiro
Autor(es): Haddad, Patrícia Elias
Orientador: Harakava, Ricardo
Coorientador: Oliveira, Claudio Marcelo Gonçalves
Data do documento: 19-Set-2023
Resumo: A cana-de-açúcar está entre as maiores commodities mundiais e é acometida por diversas doenças e pragas. Os nematoides de galhas são uns dos mais destrutivos para a cultura, e usualmente são combatidos com produtos químicos, por isso a busca por tecnologias mais limpas para o meio ambiente e a saúde humana está cada vez maior. O objetivo desse trabalho foi selecionar isolados de Trichoderma com capacidade de promover crescimento e controlar Meloidogyne incognita e M. javanica. em cana-de-açúcar e plantas de tomate. Os isolados avaliados foram submetidos a testes de confronto direto e indireto contra os nematoides para verificar capacidade de parasitismo, liberação de compostos tóxicos voláteis e não voláteis e produção de quitinases. Nos ensaios in vivo foi avaliada a promoção de crescimento das plantas e o controle dos nematoides. Os resultados mostram que nove dentre os 16 isolados de Trichoderma avaliados foram capazes de parasitar os ovos de M. incognita. Todos emitiram metabólitos voláteis que reduziram a taxa de eclosão de J2 e dentre eles cinco isolados causaram 100% de mortalidade dos juvenis. Todas as cepas degradaram quitina em meio sólido e cinco apresentaram atividade quitinolítica em meio líquido. Nos ensaios in vivo todos os isolados colonizaram o sistema radicular da variedade de cana-de-açúcar IAC-SP-95-5000, mas somente dois (IB18/03 e IB 19/17) promoveram o crescimento das plantas com aumentos de até 32 e 29%. Os isolados IB 07/01, IB 18/03, IB 19/17, IB 22/08 e IB 38/11 reduziram a população de M. incognita em cana-de-açúcar em até 89,6% (IB 22/08). Nos ensaios com M. javanica não houve controle dos nematoides diretamente nas plantas. Houve uma redução na viabilidade dos ovos e J2 provenientes das raízes da cana, que foi refletida em menor infectividade e reprodução no bioensaio inoculado em tomate. Os isolados de Trichoderma IB 07/01 e IB 43/14 demonstraram capacidade de reduzir as futuras gerações de M. javanica em plantas de cana-de açúcar, provando ser uma excelente ferramenta para ser utilizada dentro do manejo integrado de nematoides de galha.
Descrição: O Brasil desempenha importante papel no setor sucroenergético como maior produtor mundial de cana-de-açúcar. A produção para a safra 2020/2021 foi de 654.527,81 milhões de toneladas, em uma área de 9.981,6 milhões de hectares. Por conta do promissor potencial para produzir etanol e outros subprodutos, a cana-de-açúcar é uma excelente alternativa para o setor de biocombustíveis, que segue numa linha de operação positiva e sustentável (CONAB, 2021). O setor sucroenergético movimenta cerca de R$ 40 bilhões por ano no Brasil, o que corresponde a 2% do PIB, sendo um dos setores que mais empregam no país, gerando em torno de 2,4 milhões de empregos diretos e indiretos agregando mais de 70.000 agricultores (UNICA, 2020).
Palavras-chave: Biocontrole
Nematoides de galha
Quitinases
Bioensaio
Compostos orgânicos voláteis
Citação: HADDAD Patrícia Elias. Seleção de isolados de Trichoderma spp. para o controle biológico de Meloidogyne spp. em cana-de-açúcar e tomateiro. Tese (Doutorado em Sanidade, Segurança Alimentar e Ambiental no Agronegócio) – Programa de Pós-Graduação, Instituto Biológico, São Paulo, 2022.
Número DOI: 10.31368/PGSSAAA.2022T.PH004
Idioma: pt_BR
Editora: Instituto Biológico
Local da Publicação: São Paulo
Linha de Pesquisa: Manejo integrado de pragas e doenças em ambientes rurais e urbanos.
Agência de Fomento: CAPES
URI: http://repositoriobiologico.com.br//jspui/handle/123456789/1199
Aparece nas coleções:Teses

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
patricia_haddad.pdfSeleção de isolados5.77 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.