Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositoriobiologico.com.br//jspui/handle/123456789/131
Título: Efeito de extratos vegetais sobre Brevipalpus yothersi Baker e Brevipalpus papayensis Baker (Acari: Tenuipalpidae) e sobre o ácaro predador Euseius citrifolius Denmark & Muma (Acari: Phytoseiidae)
Autor(es): Macedo, Eveli
Orientador: Sato, Mário Eidi
Data do documento: 2018
Resumo: Uma das principais causas de perdas na produção de citros é a leprose do citros (CiLV), doença viral transmitida por ácaros do gênero Brevipalpus (ex.: B. yothersi, B. papayensis). O controle dos ácaros vetores é realizado principalmente com acaricidas sintéticos que causam desequilíbrio biológico, afetando severamente as populações de ácaros predadores da família Phytoseiidae. O objetivo da pesquisa foi avaliar o potencial de uso dos extratos vegetais de Allium sativum L. (alho) e Piper nigrum L. (pimenta-do-reino) para o controle de Brevipalpus spp., visando estabelecer medidas alternativas para o manejo desses ácaros-praga, com menor impacto no agroecossistema. Avaliou-se o efeito de extratos vegetais de alho e pimenta sobre duas espécies de ácaros vetores (B. yothersi e B. papayensis) e uma espécie de ácaro predador (E. citrifolius), considerada de grande importância para o controle biológico de Brevipalpus spp. no estado de São Paulo. Os extratos vegetais foram comparados com acaricidas sintéticos (piridabem e cyflumetofen) comumente utilizados em citros no país. Os experimentos foram conduzidos no laboratório biológico da IHARA, em Sorocaba, SP, e no Laboratório de Acarologia do Instituto Biológico, em Campinas, SP. Os extratos vegetais foram obtidos por meio de hidrodestilação de amostras de pimenta-do-reino e alho. Foram conduzidos testes de efeito tóxico dos voláteis dos extratos vegetais e acaricidas em B. yothersi e B. papayensis. Foram realizados também testes de repelência dos extratos vegetais e acaricidas sobre as duas espécies de Brevipalpus. Além disso, avaliou-se o efeito dos produtos sobre a mortalidade de B. yothersi, B. papayensis e E. citrifolius, pulverizando-os sobre os adultos do ácaros fitófagos e predadores, em torre de Potter. Observou-se contraste entre B. yothersi e B. papayensis quanto à sensibilidade aos extratos de alho e de pimenta, com maior suscetibilidade observada para B. papayensis aos dois extratos vegetais avaliados. Foram observadas mortalidades de até 90% e 100% para B. yothersi e B. papayensis, respectivamente, considerando-se apenas os voláteis dos extratos vegetais. Os acaricidas sintéticos testados (cyflumetofen e piridabem) apresentaram menor toxicidade por fumigação que os extratos vegetais, porém, foram mais efetivos no controle de B. yothersi e B. papayensis, com menores valores de concentração letal média (CL50), quando pulverizados sobre os ácaros. Os dois extratos vegetais apresentaram efeito repelente sobre os ácaros testados, com maior atividade repelente (97,8%) observada para o extrato de alho em B. yothersi. Ambos os extratos vegetais testados mostraram elevado potencial de uso para o controle de Brevipalpus spp., com destaque para o óleo de pimenta, que apresentou valores de CL50 iguais ou inferiores a 235,2 ppm, quando pulverizado sobre as duas espécies do ácaropraga. Os extratos de pimenta e alho mostraram-se inócuos aos adultos do ácaro predador E. citrifolius.
Palavras-chave: Pimenta-do-reino
Alho
Cyflumetofen
Piridabem
Controle biológico
Citação: Macedo, Eveli. Efeito de extratos vegetais sobre Brevipalpus yothersi Baker e Brevipalpus papayensis Baker (Acari: Tenuipalpidae) e sobre o ácaro predador Euseius citrifolius Denmark & Muma (Acari: Phytoseiidae). 2018. 46f. Dissertação (Mestrado em Sanidade, Segurança Alimentar e Ambiental no Agronegócio) – Instituto Biológico, Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios, Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, São Paulo, 2018.
Idioma: pt_BR
Linha de Pesquisa: Manejo integrado de pragas e doenças em ambientes rurais e urbanos
Agência de Fomento: CAPES
URI: http://repositoriobiologico.com.br//jspui/handle/123456789/131
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Eveli Macedo.pdf1.25 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.