Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositoriobiologico.com.br//jspui/handle/123456789/138
Título: Avaliação de produtos químicos e biológicos no controle da sarna da batata
Autor(es): Appy, Mariana Pereira
Orientador: Destéfano, Suzete Aparecida Lanza
Data do documento: 2018
Resumo: Diversas regiões produtoras de batata sofrem com problemas fitossanitários responsáveis por perdas significativas e elevação no custo da cultura. Dentre estes problemas está a sarna da batata, causada por bactérias do gênero Streptomyces. Devido ao grande problema com a doença e resultados limitados para seu controle, o presente estudo teve como objetivo avaliar produtos químicos e biológicos no controle da doença. Foram testados os efeitos de produtos comerciais químicos Frowncide 500 SC®, Zignal®, Rovral®, Galben M®, Mancozeb® e Moncut® e biológicos Serenade® e Quartzo® na inibição do crescimento de linhagens de Streptomyces scabiei (IBSBF 2950) Streptomyces sp. (IBSBF 2959). Nos testes in vitro, a linhagem IBSBF 2959 foi inoculada no meio YME e os produtos em diferentes concentrações foram adicionados em discos antibiograma colocados no centro da placa sobre o meio de cultivo. Os efeitos dos tratamentos foram determinados a partir da medida dos halos de inibição. Os produtos que apresentaram os melhores resultados sobre a inibição de crescimento do patógeno foram Frowncide 500 SC® na dose se 2 L/100 L (60,29%) e Serenade® na dose de 5 L/100 L (56,65%). Nos testes in vivo (casa de vegetação), tubérculos-semente de batata da cultivar Ágata foram plantados em vasos de 3 L previamente inoculados com a bactéria. Os produtos foram aplicados nos sulcos e amontoa por meio de aspersão. Após três meses, as batatas foram colhidas e avaliadas quanto ao aparecimento dos sintomas de sarna. O produto Frowncide 500 SC® suprimiu em 94% o aparecimento de lesões causadas por Streptomyces scabiei (IBSBF 2950) e 67% para Streptomyces sp. (IBSBF 2959) O produto Serenade® apresentou redução de 87% da área de lesão nos testes com Streptomyces sp. (IBSBF 2959) e 76% nos testes com S. scabiei (IBSBF 2950). Também foi analisado o efeito do tratamento de tubérculos-semente com organismo considerado promotor de crescimento (Bacillus subtilis IBSBF 898 e 896). Nesses experimentos a linhagem de Bacillus subtilis IBSBF 896 promoveu o crescimento da parte aérea da planta em 35,82%, porém, não promoveu controle da doença. Já a linhagem IBSBF 898 foi capaz de promover o crescimento em 29,10% e controlou a doença em 86%.
Palavras-chave: Streptomyces spp
Controle químico
Controle biológico
Antagonismo
Promoção de crescimento
Citação: Appy, Mariana Pereira. Avaliação de produtos químicos e biológicos no controle da sarna da batata. 2018. 113 f. Dissertação (Mestrado em Sanidade, Segurança Alimentar e Ambiental no Agronegócio) – Instituto Biológico, Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios, Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, São Paulo 2018.
Número DOI: 10.31368/PGSSAAA.2018D.MA010
Idioma: pt_BR
Linha de Pesquisa: Manejo integrado de pragas e doenças em ambientes rurais e urbanos
Agência de Fomento: CAPES
URI: http://repositoriobiologico.com.br//jspui/handle/123456789/138
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARIANA PEREIRA APPY.pdf4.52 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.