Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositoriobiologico.com.br//jspui/handle/123456789/168
Título: Nematoides parasitos do cafeeiro
Autor(es): Oliveira, Claudio Marcelo Gonçalves de
Rosa, Juliana Magrinelli Osório
Data do documento: Fev-2018
Resumo: A cafeicultura é uma das mais importantes atividades agroindustriais do Brasil. No entanto, há alguns fatores que vem comprometendo o seu rendimento, principalmente aqueles relacionados aos aspectos fitossanitários, com destaque ao severo ataque de nematoides. De forma geral, os nematoides fitoparasitos são limitantes ao cultivo do cafeeiro, principalmente em solos arenosos, com baixa fertilidade e deficiência hídrica. Várias espécies de nematoides estão associadas à cultura do café, mas as espécies dos gêneros Meloidogyne e Pratylenchus parasitas do cafeeiro são comprovadamente nocivas. Há uma estimativa de que a redução da produção mundial de café, devido à ação dos nematoides, seja, em média, de 15%. No Brasil, estima-se um valor médio de 20%. No estado de São Paulo, a importância dos fitonematoides na produção de café varia em função das condições edafoclimáticas das regiões, das práticas culturais empregadas e das espécies de nematoides presentes e cultivares de café.
Palavras-chave: Cafeicultura
Caffeiro
Nematoides parasitos
Citação: Oliveira, Claudio Marcelo Gonçalves de; Rosa, Juliana Magrinelli Osório. Nematoides parasitos do cafeeiro. São Paulo: Instituto Biológico, 2018. (Boletim técnico, 32).
ISSN: 2594-6080
Idioma: pt_BR
Editora: Instituto Biológico
Local da Publicação: São Paulo
Número inicial-final: p. 1-28.
URI: http://repositoriobiologico.com.br//jspui/handle/123456789/168
Aparece nas coleções:Boletim Técnico

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
nematoides_parasitos_cafeeiro.pdfNematoides parasitos1.48 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.