Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositoriobiologico.com.br//jspui/handle/123456789/169
Título: Parvovirose suína
Autor(es): Ruiz, Vera Letticie de Azevedo
Ogata, Renato Akio
Bersano, Josete Garcia
Catroxo, Márcia Helena Braga
Data do documento: Ago-2017
Resumo: O Parvovírus Suíno (PVS ou do inglês PPV - Porcine Parvovirus) tem distribuição mundial e é considerado uma das principais doenças infecciosas causadoras de problemas reprodutivos em suínos. A Síndrome da Infertilidade, Morte Embrionária, Mumificação e Natimortalidade (Stillbirth, Mummification, Embryonic Death and Infertility Syndrome) estava associada a um grupo de Enterovírus Suíno. A partir de 1967, com o isolamento do vírus de amostras de fêmeas suínas que apresentavam falhas reprodutivas na Inglaterra, o PVS passou a ser incriminado como principal agente causal dessa síndrome. Os parvovírus têm como alvo células em alta atividade mitótica, o que os faz preferir tecidos linfoides no adulto e tecidos embrionários ou fetais em uma fêmea prenhe. No Brasil, estudos realizados em Minas Gerais no ano de 1984 demonstraram a existência de elevada taxa de suínos com anticorpos anti-PVS, sugerindo uma ampla disseminação do vírus.
Palavras-chave: Suínos
Doenças infecciosas
Parvovírus Suíno
Parpovirose suína
Citação: Ruiz, Vera Letticie de Azevedo; Ogata, Renato Akio; Bersano, Josete Garcia; Catroxo, Márcia Helena Braga. Parvovirose Suína. São Paulo: Instituto Biológico, 2017. (Boletim técnico, 31).
ISSN: 2594-6080
Idioma: pt_BR
Editora: Instituto Biológico
Local da Publicação: São Paulo
Número inicial-final: p. 1-22
URI: http://repositoriobiologico.com.br//jspui/handle/123456789/169
Aparece nas coleções:Boletim Técnico

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
boletim_parvovirosese_suina.pdfParvovirosese Suina1.2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.