Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositoriobiologico.com.br//jspui/handle/123456789/171
Título: Instituto Biológico: 90 anos inovando o presente
Autor(es): Batista Filho, Antonio
Rebouças, Márcia Maria
Hojo, Harumi
Vitiello, Nayte
D’Agostini, Silvana
Editor(es): Cytrynowicz, Roney
Data do documento: Out-2017
Resumo: Narra, década a década, a história da pesquisa no Instituto Biológico, destaca-se o café, que já foi o principal produto econômico de São Paulo e do País, e como esta instituição foi fundada a partir da criação da Comissão de Estudo e Debelação da Praga Cafeeira. Foi graças à prosperidade gerada com as exportações do café que a própria capital paulista se tornou a metrópole que é hoje e foram fundadas ou se desenvolveram dezenas de cidades no interior do Estado, capitais regionais ao longo de tantas ferrovias que definiram os traçados da interiorização desde as últimas décadas do século 19. Ressalta-se a decisiva participação do Instituto Biológico no estudo das pragas e doenças da cana-de-açúcar, do algodão, da batata, da banana, do milho, da soja, do tomate e de tantas outras culturas que têm sido centrais em nossa história. Evidencia-se, igualmente, as pesquisas sobre as doenças dos bovinos, suídeos, das aves e de outros animais. E as pesquisas sobre meio ambiente, a cada dia mais importantes frente à nova consciência ambiental que coloca a sustentabilidade no centro das preocupações do desenvolvimento econômico e social.
Palavras-chave: História
Ciência
Instituto Biológico
Citação: Batista Filho, Antonio; Rebouças, Márcia Maria; Hojo, Harumi; Vitiello, Nayte; D’Agostini, Silvana. Instituto Biológico: 90 anos inovando o presente. São Paulo: Narrativa Um, 2017.
Idioma: pt_BR
Local da Publicação: São Paulo
ISBN: 978-85-88065-48-2
URI: http://repositoriobiologico.com.br//jspui/handle/123456789/171
Aparece nas coleções:Livros

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
livro_90anos_IB.pdf90 anos5.63 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.