Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositoriobiologico.com.br//jspui/handle/123456789/183
Título: Entomofauna associada à cadeia produtiva do trigo (Triticum aestivum l.) pós-colheita comercializada no Estado de São Paulo e análise dos riscos para infestação nos diferentes elos da cadeia.
Autor(es): Romano, Jamile Icassatti Saud
Orientador: Campos, Ana Eugênia de Carvalho
Coorientador: Potenza, Marcos Roberto
Data do documento: 2017
Resumo: O trigo é uma matéria prima utilizada em grande número de alimentos humanos e também importante na nutrição animal. A cadeia produtiva do trigo se vai além do cultivo no campo, pois ele suporta um longo período de armazenamento que necessita de cuidados específicos até ser beneficiado para o consumo. O presente estudo apresenta uma avaliação e análise na cadeia produtiva do trigo em sua fase de pós-colheita, desde o armazenamento até sua comercialização, quanto a presença de insetos e os fatores de riscos para a sua presença. Para atingir esses objetivos, foi realizada a coleta e aquisição de amostras oriundas dos diferentes elos do armazenamento, beneficiamento e comercialização de produtos derivados de trigo, visitas técnicas a uma unidade armazenadora, moinho e indústria de alimentos e apresentados os custos para o controle das pragas dos grãos, realizado na unidade armazenadora, o expurgo. Nas amostras de grãos de trigo, oriundas da unidade armazenadora, a ocorrência de insetos foi de até 49,5% em um dia e 74% após 50 dias da aquisição dos substratos, sendo Sitophilus spp. e Rhyzopertha dominica os insetos mais comuns. Seus parasitoides, Anisopteromalus calandrae e Theocolax elegans, também foram registrados. A ocorrência de psocópteros foi de 27,5% no dia da coleta e 13,5% após 50 dias,. No trigo em grãos e subprodutos vendidos a granel, a ocorrência de insetos foi quase nula, indicando que os cuidados tomados ao longo dos elos da cadeia têm sido eficientes. Não foi encontrada ocorrência de insetos nos produtos finais comercializados. O custo direto do expurgo para controle de pragas dos grãos por célula de armazenamento com capacidade de 2.000 toneladas é de US$ 1.361,95.
Palavras-chave: Trigo
Armazenamento
Pragas de grãos armazenados
Pós-Colheita
Citação: Romano, Jamile Icassatti Saud. Entomofauna associada à cadeia produtiva do trigo (Triticum aestivum L.): pós-colheita, comercialização e análise de riscos nos diferentes elos da cadeia. 2017. 50 f. Dissertação (Mestrado em Sanidade, Segurança Alimentar e Ambiental no Agronegócio) – Instituto Biológico, Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios, Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, São Paulo, 2017.
Idioma: pt_BR
Linha de Pesquisa: Biodiversidade: caracterização, interações, interações ecológicas em agroecossistemas
Agência de Fomento: CAPES
URI: http://repositoriobiologico.com.br//jspui/handle/123456789/183
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Jamile Icassatti Saud Romano.pdf754.64 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.