Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositoriobiologico.com.br//jspui/handle/123456789/188
Título: Influência de Chrysoperla externa (Neuroptera: Chrysopidae) sobre os ácaros-praga Brevipalpus yothersi e Oligonychus ilicis (Acari: Tenuipalpidae, Tetranychidae) e o predador Euseius citrifolius (Acari: Phytoseiidae) em cafeeiro
Autor(es): Chagas, Rafaelly Cristina Mendonça
Orientador: Sato, Mário Eidi
Data do documento: 2017
Resumo: A cafeicultura representa uma das atividades de maior importância socioeconômica no Brasil. Entre os organismos que atacam o cafeeiro, algumas espécies de ácaros podem causar perdas consideráveis. Entre os ácaros-praga, destacam-se os ácaros do gênero Brevipalpus que estão associados à transmissão do vírus causador da mancha-anular do cafeeiro (Coffee ringspot virus). Levantamentos recentes indicam que Brevipalpus yothersi é a espécie predominante deste gênero em cafeeiros no interior do estado de São Paulo. Outra praga importante é o ácaro-vermelho, Oligonychus ilicis (Tetranychidae), que pode causar bronzeamento e queda de folhas. Um dos principais fatores de regulação populacional dos ácaros-praga em cafeeiros é o controle biológico exercido pelos ácaros predadores da família Phytoseiidae. Outro grupo importante de inimigos naturais de artrópodes-praga em cafeeiro é o dos crisopídeos (Neuroptera: Chrysopidae), que exercem importante papel como reguladores populacionais de várias espécies de pragas, incluindo ácaros. O objetivo geral deste trabalho foi obter subsídios para o manejo integrado de pragas em cafeeiro, com ênfase na influência de crisopídeos sobre as principais espécies de ácaros presentes na cultura. Os objetivos específicos foram: a) Realizar levantamento populacional de crisopídeos em uma área de cultivo de café no município de Campinas, SP; b) avaliar a sensibilidade de crisopídeos (C. externa) e ácaros (B. yothersi) a diversos agrotóxicos utilizados em cafeeiro no Brasil; c) Avaliar a predação de crisopídeos (Chrysoperla externa) sobre duas espécies de ácaros-praga (B. yothersi, O. ilicis) e predador (Euseius citrifolius). As larvas de C. externa alimentaram-se dos ovos das duas espécies de ácaros-praga (B. yothersi, O. ilicis), porém, o predador consumiu maior quantidade de ovos de O. ilicis. Leucochrysa (Nodita) cruentata, Ceraeochrysa cincta, Leucochrysa (Nodita) cruentata e C. externa foram as espécies de Chrysopidae de maior abundância em cafeeiro (Coffea spp.) no município de Campinas, SP. As maiores densidades populacionais de C. externa e L. (N.) cruentata foram observadas nos períodos mais secos do ano, em cafeeiro, no referido município. As larvas de C. externa também atacaram ovos de E. citrifolius, demonstrando elevado potencial para redução populacional do ácaro fitoseídeo. Em arenas de folha de cafeeiro em que foram colocados ovos de E. citrifolius e/ou de O. ilicis, juntamente com ovos de B. yothersi, houve um aumento na taxa de predação dos ovos de B. yothersi pelas larvas de C. externa, em relação às arenas com apenas ovos de B. yothersi. Os agrotóxicos abamectina, ciflumetofen, espirodiclofeno e fenpiroximato não causaram mortalidade significativa às larvas de C. externa. Fenpropatrina, enxofre e diafentiurom causaram mortalidades de até 24,2% às larvas do crisopídeo. O crisopideo C. externa apresentou maior tolerância a todos os agroquímicos avaliados que o ácaro-praga B. yothersi.
Palavras-chave: Coffea arabica
Crisopídeo
Ácaro-vermelho
Ácaro-plano
Controle biológico
Citação: Chagas, Rafaelly Cristina Mendonça. Influência de Chrysoperla externa (Neuroptera: Chrysopidae) sobre os ácaros-praga Brevipalpus yothersi e Oligonychus ilicis (Acari: Tenuipalpidae, Tetranychidae) e o predador Euseius citrifolius (Acari: Phytoseiidae) em cafeeiro. 2017. 65 f. Dissertação (Mestrado em Sanidade, Segurança Alimentar e Ambiental no Agronegócio) – Instituto Biológico, Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios, Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, São Paulo, 2017.
Idioma: pt_BR
Linha de Pesquisa: Manejo integrado de pragas e doenças em ambientes rurais e urbanos
Agência de Fomento: CAPES
URI: http://repositoriobiologico.com.br//jspui/handle/123456789/188
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RAFAELLY CRISTINA MENDONÇA CHAGAS.pdf2.27 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.