Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositoriobiologico.com.br//jspui/handle/123456789/189
Título: Efeitos provocados pela Mosca-negra-dos-citros (Aleurocanthus woglumi) sobre a morfologia, anatomia e fotossíntese de folhas de lima ácida Tahiti (Citrus latifolia Tanaka)
Autor(es): São João, Renata Espolador
Orientador: Raga, Adalton
Data do documento: 2017
Resumo: A mosca-negra-dos-citros, Aleurocanthus woglumi Ashby (Hemiptera: Aleyrodidae) é uma praga de hábito polífago amplamente distribuída no Brasil e pode afetar a produção dos citros. O conhecimento das características morfológicas das espécies de plantas auxilia no entendimento dos mecanismos de defesa contra as pragas. Este estudo tem como objetivo caracterizar os danos provocados sobre a morfologia, anatomia e fisiologia de folhas infestadas por ninfas e adultos de A. woglumi. Folhas de lima ácida Tahiti infestadas e não infestadas pela mosca-negra-dos-citros foram coletadas e analisadas em dois pomares, ambos instalados em Mogi Mirim (SP), Brasil. Em laboratório, folhas coletadas passaram por processo de emblocamento em parafina para corte histológico e posterior análise em microscópio de suas características anatômicas, dentre elas espessura dos parênquimas paliçadico e esponjoso, epidermes abaxial e adaxial, e espessura total da folha. Para o estudo das características morfológicas, folhas coletadas foram levadas ao laboratório para pesagem de massa fresca e massa seca e medida da área foliar, posteriormente foi calculada a área foliar específica pela razão entre área foliar e massa seca. As medidas fisiológicas foram feitas em campo. As folhas foram analisadas com um medidor de fotossíntese ultracompacto, obtendo resultados de concentração interna de CO2, taxa de transpiração, condutância estomática e fotossíntese. Os resultados de cada parâmetro de folhas sadias e infestadas, foram analisados (ANOVA) e as médias comparadas pelo teste de Tukey (p = 0,05). Folhas de lima ácida Tahiti infestadas por adultos de A. woglumi mostraram maior espessura dos tecidos em secção transversal em relação as folhas sadias. Folhas infestadas por ninfas apresentaram menor espessura total da folha e de seus tecidos epiderme adaxial e parênquimas paliçadico e esponjoso que as folhas não infestadas. Maior concentração interna de CO2 e menor taxa de fotossíntese foram encontradas em folhas infestadas por ninfas. A taxa de transpiração, a condutância estomática e a taxa de fotossíntese também foram menores em folhas jovens infestadas por adultos. Folhas maduras infestadas por ninfas apresentaram menores valores de massa fresca e massa seca e maior valor de área foliar específica. Em folhas jovens, a área foliar, a massa fresca e a massa seca foram maiores em folhas infestadas por adultos, enquanto que a área foliar específica foi menor. Concluiu-se que existem alterações na morfologia e fisiologia das plantas de lima ácida Tahiti infestadas por A. woglumi. No caso das folhas jovens, essas alterações podem indicar o desenvolvimento de um mecanismo de defesa da planta ao ataque do inseto.
Palavras-chave: Citrus latifolia
Insecta
Aleyrodidae
Morfologia vegetal
Fisiologia vegetal
Citação: São João, Renata Espolador. Efeitos provocados pela Mosca-negra-dos-citros (Aleurocanthus woglumi) sobre a morfologia, anatomia e fotossíntese de folhas de lima ácida Tahiti (Citrus latifolia Tanaka). 2017. 54 f. Dissertação (Mestrado em Sanidade, Segurança Alimentar e Ambiental no Agronegócio) – Instituto Biológico, Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios, Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, São Paulo, 2017.
Idioma: pt_BR
Linha de Pesquisa: Biodiversidade: caracterização, interações, interações ecológicas em agroecossistemas
Agência de Fomento: CAPES
URI: http://repositoriobiologico.com.br//jspui/handle/123456789/189
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Renata Espolador São João.pdf1.05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.