Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositoriobiologico.com.br//jspui/handle/123456789/246
Título: Avaliação de eficiência, impactos socioeconômico e ambiental de diferentes métodos de controle para as pragas de grãos armazenados: Tribolium castaneum (Herbst, 1797) (Coleoptera, Tenebrionidae) e Cryptolestes ferrugineus (Stephens, 1828) (Coleoptera, Laemophloeidae)
Autor(es): Farias, Anderson Aparecido
Orientador: Sato, Mário Eidi
Data do documento: 2015
Resumo: O Brasil é um dos maiores produtores de grãos no mundo. As espécies de insetos de maior importância e que atacam os grãos armazenados pertencem às ordens Lepidoptera (micro lepidópteros e traças) e Coleoptera (carunchos, gorgulhos e besouros). Atualmente, o controle químico é o método mais empregado para o controle de insetos-praga de produtos armazenados no Brasil e, por estar em uso há muitos anos, vem acarretando uma crescente seleção de populações de pragas resistentes aos inseticidas utilizados. Este fato, aliado à exigência cada vez maior por alimentos sem resíduos tóxicos de produtos químicos, leva à necessidade de estudos mais aprofundados sobre os diferentes métodos de controle, visando ao manejo integrado dessas pragas. O objetivo geral da pesquisa foi avaliar a eficiência e comparar os impactos econômico e ambiental de diferentes métodos de controle para as pragas de grãos armazenados: Tribolium castaneum (Herbst) e Cryptolestes ferrugineus (Stephens). Os objetivos específicos foram: (a) Avaliar diferentes métodos de controle: (a.1) controle químico com inseticidas piretróides e organofosforados, com avaliação do resíduo tóxico em concreto, simulando o tratamento em armazéns ou silos; (a.2) controle alternativo com produtos naturais, utilizando óleos essenciais e terras de diatomáceas; (a.3) controle físico, com radiação gama para desinfestação das pragas de grãos armazenados; (b) Realizar uma revisão bibliográfica dos aspectos socioeconômicos e ambientais dos diferentes métodos de controle de pragas de grãos armazenados. A dose de radiação gama de 2,91 kGy foi suficiente para matar 90% (DL90) dos adultos de C. ferrugineus e T. castaneum em 4 horas. A terra de diatomáceas mostrou-se eficiente para o controle de C. ferrugineus e T. castaneum, com mortalidades de até 100%, quando utilizadas para o tratamento de grãos de arroz, milho e trigo, em doses iguais ou acima de 0,01 g por 20 g de grãos. Os óleos essenciais de Cymbopogon citratus, Cymbopogon nardus, Eucalyptus globulus, Eucalyptus staigeriana e Eucalyptus citriodora [Corymbia citriodora], em concentrações de até 1%, não se mostraram eficientes para o controle de C. ferrugineus e T. castaneum. Os inseticidas deltametrina, lambda-cialotrina, bifentrina e pirimifós-metílico afetaram significativamente as populações de C. ferrugineus e T. castaneum, quando aplicados em superfície de cimento, em suas concentrações recomendadas (para o tratamento de superfície ou de grãos) no Brasil. Foram observados aumentos significativos das concentrações letais e dos tempos letais de pirimifós-metílico, deltametrina e bifentrina, para C. ferrugineus e T. castaneum, com o aumento da idade dos resíduos tóxicos (≥ 30 dias) desses inseticidas. Os adultos de T. castaneum mostraram-se mais tolerantes a pirimifós-metílico e bifentrina que os da espécie C. ferrugineus.
Palavras-chave: Controle químico
Radiação gama
Terras de diatomáceas
Óleos essenciais
Citação: FARIAS, A. A. AVALIAÇÃO DE EFICIÊNCIA, IMPACTOS SOCIOECONÔMICO E AMBIENTAL DE DIFERENTES MÉTODOS DE CONTROLE PARA AS PRAGAS DE GRÃOS ARMAZENADOS: Tribolium castaneum (HERBST, 1797) (COLEOPTERA, TENEBRIONIDAE) E Cryptolestes ferrugineus (STEPHENS, 1828) (COLEOPTERA, LAEMOPHLOEIDAE). São Paulo. 2014. Dissertação (Mestrado em Sanidade, Segurança Alimentar e Ambiental no Agronegócio) – Instituto Biológico.
Idioma: pt_BR
Linha de Pesquisa: Segurança Alimentare Sanidade no Agroecossistema
Agência de Fomento: CAPES
URI: http://repositoriobiologico.com.br//jspui/handle/123456789/246
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANDERSON APARECIDO FARIAS.pdf1.19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.