Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositoriobiologico.com.br//jspui/handle/123456789/266
Título: Dissipção de carbendazim e de mancozebe nas culturas do feifoeiro (Phaseolus vulgaris) e da laranjeira (Citrus sinensis)
Autor(es): Odorissi, Alessandra Coelho
Orientador: Luchini, Luiz Carlos
Coorientador: Rodrigues, João Domingos
Data do documento: 2014
Resumo: Os estudos de resíduos são uma importante ferramenta para o registro de defensivos agrícolas, exercendo papel fundamental na segurança dos alimentos para a sociedade. Com a observação de que o comportamento das dissipações dos fungicidas sistêmicos e de contato é distinto, este trabalho teve o objetivo de comparar este comportamento entre carbendazim e mancozebe em duas culturas morfologicamente distintas: laranjeira e feijoeiro, com experimentos nas duas culturas nas etapas campo e laboratório. Foram instalados e executados dois ensaios em laranjeira, nos Municípios de Conchal/SP e Vista Alegre do Alto/SP e três ensaios em feijoeiro, nos Municípios de Conchal/SP e Ariranha do Ivaí/PR. Os ensaios em laranjeira foram conduzidos com três tratamentos, sendo uma testemunha, que não recebeu aplicação. Os tratamentos foram Dose X, com duas aplicações em intervalos de 20 dias do produto comercial Derosal 500 SC, na dosagem de 100 mL/100 L de água, e Dose Z, com quatro aplicações em intervalos de 10 dias do produto comercial Dithane NT, na dosagem de 250 g/100 L de água. Após as aplicações, foram realizadas colheitas para as análises laboratoriais. As amostragens foram realizadas aos 0, 7, 14, 21 e 28 DAT (dias após tratamento). Os ensaios de feijoeiro também foram conduzidos com três tratamentos, sendo uma testemunha, que não recebeu aplicação; Dose X, com duas aplicações em intervalos de 10 dias do produto comercial Derosal 500 SC, na dosagem de 500 mL/ha; Dose Z, com duas a quatro aplicações em intervalos de 10 dias do produto comercial Dithane NT, na dosagem de 3.000 g/ha. As amostragens foram realizadas aos 0, 7, 14, 21 e 28 DAT (dias após tratamento). Os resultados apresentados evidenciaram que os fungicidas testados, carbendazim e mancozebe se dissipam, mas apresentam diferentes comportamentos de dissipação nas culturas testadas, confirmados pela teoria fonte-dreno, onde as folhas se comportam como principais fontes e os frutos como principais drenos.
Palavras-chave: Estudo de Resíduos
Fungicidas
Fonte-Dreno
Ensaios de Campo
Ensaios de Laboratório
Dias após tratamento
Citação: citação
Idioma: pt_BR
Linha de Pesquisa: LINHA DE PESQUISA
Agência de Fomento: CAPES
URI: http://repositoriobiologico.com.br//jspui/handle/123456789/266
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ALESSANDRA C ODORISSI.pdf4.26 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.