Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositoriobiologico.com.br//jspui/handle/123456789/272
Título: CymMV e ORSV: os vírus mais frequentes em orquídeas
Autor(es): Alexandre, Maria Amelia Vaz
Duarte, Ligia Maria Lembo
Data do documento: 3-Ago-2012
Resumo: As orquídeas pertencem à família Orchidaceae, constituída por mais de 25.000 espécies, distribuídas em cerca de 1.000 gêneros, sem contar no grande número de híbridos e variedades desenvolvidos a cada ano. As orquídeas constituem um dos grupos de plantas mais diversificados, com representantes ocorrendo em todo o planeta, exceto nas regiões polares e nos desertos. Contudo, a maioria das espécies ocorre nas regiões tropicais, crescendo diretamente no solo (terrestres), sobre pedras (litofíticas) e, principalmente, como epífitas. Apresentam grande variedade de formas, cores e tamanhos (Figs. 1 a 6), possivelmente reflexos de adaptações muito especiais relacionadas aos agentes polinizadores. Há orquídeas com poucos milímetros de altura, enquanto outras podem crescer continuamente atingindo mais de 1 m; o tamanho das flores pode variar de 2 mm até 10 cm de diâmetro; há espécies com flores solitárias, enquanto outras podem produzir inflorescências com mais de uma centena de flores. Dentre os gêneros nativos do Brasil, destacam-se Cattleya, Laelia, Miltonia, Stanhopea e Oncidium por seu grande valor econômico.
Palavras-chave: Orquídeas
Orchidaceae
Vírus
CymMV
Potexvirus
Odontoglossum ringspot virus
ORSV
Tobamovirus
Citação: Alexandre, Maria Amelia Vaz; Duarte, Ligia Maria Lembo. CymMV e ORSV: os vírus mais frequentes em orquídeas. São Paulo: Instituto Biológico, 2012. (Comunicado técnico, 180).
Idioma: pt_BR
Editora: Instituto Biológico
Local da Publicação: São Paulo
URI: http://repositoriobiologico.com.br//jspui/handle/123456789/272
Aparece nas coleções:Comunicados Técnicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CymMV e ORSV os vírus mais frequentes em orquídeas.pdf3.34 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.