Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositoriobiologico.com.br//jspui/handle/123456789/282
Título: Mecanismos de resistência de Phytoseiulus macropilis (Banks) (Acari: Phytoseiidae) a piretróides e sensibilidade do ácaro predador a produtos químicos usados para o controle do ácarorajado, Tetranychus urticae Koch (Acari: Tetranychidae) no Brasil
Autor(es): Queiroz, Maria Cristina Vitelli
Orientador: Sato, Mário Eidi
Data do documento: 2014
Resumo: O emprego de ácaros predadores no manejo de ácaros fitófagos em sistemas de produção comercial de plantas ornamentais e hortaliças pode ser prejudicado pelo uso de produtos químicos para o controle de pragas e doenças. O uso de linhagens de ácaros predadores resistentes a produtos de largo espectro pode favorecer a conservação desses inimigos naturais. O presente trabalho teve por objetivo estudar os mecanismos de resistência de ácaros fitoseídeos a piretróides bem como a sensibilidade a outros inseticidas e/ou acaricidas. Foram testados os seguintes produtos: acefato (Orthene® 750 BR), bifentrina (Talstar® 100 EC), deltametrina (Decis® 25 EC), fenpropatrina (Danimen® 300 EC), abamectina (Vertimec® 18 EC), milbemectina (Milbeknok® 50 EC), etoxazol (Borneo® 110 SC), diafentiuron (Polo® 500 SC), propargito (Acarit® 720 EC), clorfenapir (Pirate® 240 SC), fenpiroximato (Ortus® 50 SC), espiromesifeno (Oberon® 240 SC). Foi feito um estudo comparativo entre duas linhagens do ácaro-rajado Tetranychus urticae Koch e do predador Phytoseiulus macropilis (Banks), uma suscetível (S) e outra resistente (R) ao inseticida/ acaricida fenpropatrina (piretróide) e as razões de resistência foram determinadas. A estabilidade da resistência a fenpropatrina em P. macropilis foi estudada partindo-se de uma população inicial com 75% de ácaros resistentes. Foram feitas avaliações mensais da frequência de resistência a fenpropatrina por 12 meses. Foram realizados bioensaios com os sinergistas DEM (dietil-maleato), inibidor de glutationa S-transferases (STG), DEF (S,S,Stributilfosforotritioato), inibidor de esterases e STG e PBO (butóxido piperonílico), inibidor de monooxigenases dependentes do citocromo P-450. A linhagem R apresentou elevada tolerância a bifentrina, deltametrina e fenpropatrina, porém, se mostrou suscetível a acefato, abamectina, milbemectina, etoxazol, diafentiuron, propargito, clorfenapir e fenpiroximato. Espiromesifeno não causou mortalidade em ovos. Os resultados mostram que a resistência na linhagem R estudada de P. macropilis se limita ao grupo dos piretróides, tendo pouca influência sobre os outros grupos químicos. A resistência a fenpropatrina mostrou-se instável na ausência de pressão de seleção, com redução na frequência de resistência de 75,0% para 29,4% em 12 meses. O sinergista DEM não mostrou efeito significativo sobre a população resistente. O maior efeito sinergístico foi observado para DEF sobre a população resistente do ácaro, com uma razão de sinergismo de 5,87. O sinergista PBO também demonstrou efeito significativo no decréscimo da CL50 de fenpropatrina na população R, porém, com influência menor que a observada para DEF. Os testes com sinergistas indicaram que esterases estão envolvidas no mecanismo de resistência de P. macropilis a fenpropatrina.
Palavras-chave: Manejo integrado de pragas
Controle biológico
Resistência a agrotóxicos
Citação: QUEIROZ, Maria Cristina Vitelli. Mecanismos de resistência de Phytoseiulus macropilis (BANKS) (ACARI: PHYTOSEIIDAE) a piretróides e sensibilidade do ácaro predador a produtos químicos usados para o controle de ácaro-rajado, Tetranychus urticae KOCH (ACARI: TETRANYCHIDAE) no Brasil. 2014. Dissertação (Mestrado em Sanidade, Segurança Alimentar e Ambiental no Agronegócio) – Programa de Pós-Graduação, Instituto Biológico, São Paulo, 2014.
Idioma: pt_BR
Linha de Pesquisa: Manejo integrado de pragas e doenças em ambientes rurais e urbanos
Agência de Fomento: CAPES
URI: http://repositoriobiologico.com.br//jspui/handle/123456789/282
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Maria Cristina Vitelli Queiroz.pdf2.79 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.