Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositoriobiologico.com.br//jspui/handle/123456789/283
Título: Seleção de nematoides entomopatogênicos para o controle de larvas de “fungus gnat”, Bradysia mabiusi, e efeito da interação entre Steinernema feltiae e Bacillus thuringiensis na mortalidade do inseto
Autor(es): Ballone, Patricia
Coorientador: Leite, Luís Garridós
Data do documento: 2014
Resumo: Bradysia são insetos da ordem Diptera, família Sciaridae, considerados importantes pragas em cultivos de cogumelo e viveiros de mudas, que atacam citros, fumo, ornamentais, morango e diversas outras plantas de importância econômica. No presente trabalho, em condições laboratoriais, foram testados isolados de nematoides entomopatogênicos (NEPs) para avaliar a população de adultos emergentes da Bradysia mabiusi. Foram avaliados 14 isolados de nematoides entomopatogênicos (NEPs) dos gêneros Steinernema e Heterorhabditis da Coleção de Entomopatogênicos “Odemar Cadim de Abreu”, Instituto Biológico. O procedimento utilizado foi padronizado para todos os testes, sendo estes potes plásticos contendo substrato orgânico, com ração de coelho para alimentação dos insetos. Estes foram levados à gaiola de infestação para oviposição dos adultos. Os tratamentos e a testemunha de água foram aplicados com auxílio de pipeta plástica, no substrato. Os potes foram fechados e acondicionados em câmara de crescimento com temperatura, umidade relativa e luminosidade controladas (T=25 + 1ºC, UR=70 + 10%, fotofase de 12 horas). Para avaliação do experimento foi colocado na parte superior dos recipientes uma fita dupla fase adesiva amarela (10 x 15 cm), o que permitiu a captura dos insetos adultos emergentes. Com os resultados, conclui-se que os isolados de nematoides que apresentaram maior virulência para Bradysia mabiusi foram os Steinernema IBCB n° 2 (S. carpocapsae), IBCB n° 47 (S. feltiae) e o Heterorhabitidis AM nº 124 (H. amazonensis), nos quais proporcionaram uma mortalidade total de 100% dos insetos. Para o teste de aplicação de diferentes épocas, concluiu-se que 21º dia de aplicação após a infestação do inseto, proporcionou um melhor controle da praga em questão. Para o teste de combinação, foi utilizado o nematoide S. feltiae associado ao produto comercial à base de Bacillus thuringiensis (Bt), Vectobac®. Os tratamentos testados isoladamente em cada nível de dose proporcionaram mortalidade do inseto semelhante entre si, respectivamente de 8,98% de NEP (62 Juvenil Infectivo/pote) e 10,35% de Bt (0,17g/10L), de 14,81 (265 Juvenil Infectivo/pote) e 27,73 % (0,75g/10L) e de 28,33% (533 Juvenil Infectivo/pote) e 29,53% (1,5g/10L). Quando misturados, esses agentes apresentaram níveis de mortalidade significativamente maior de 57,87% na menor dose (62 Juvenil Infectivo/pote + 0,17g/10L), 60,87% na intermediária (265 Juvenil Infectivo/pote + 0,75g/10L) e 80,99% na maior (533 Juvenil Infectivo/pote + 1,5g/10L). Isso sugere um efeito aditivo.
Palavras-chave: Controle Biológico
Plantas ornamentais
Moscas-dos-fungos
Citação: BALLONE, Patricia. Seleção de isolados de nematoides entomopatogênicos para o controle de larvas de “fungus gnat”, Bradysia mabiusi, e efeito da interação entre Steinernema feltiae e Bacillus thuringiensis na mortalidade do inseto. 2014. Dissertação (Mestrado em Sanidade, Segurança Alimentar e Ambiental no Agronegócio) – Programa de Pós-Graduação, Instituto Biológico, São Paulo, 2014.
Idioma: pt_BR
Linha de Pesquisa: Manejo integrado de pragas e doenças em ambientes rurais e urbanos
Agência de Fomento: CAPES
URI: http://repositoriobiologico.com.br//jspui/handle/123456789/283
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PATRÍCIA BALLONE.pdf893.37 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.