Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositoriobiologico.com.br//jspui/handle/123456789/297
Título: Ocorrência do fungo Phomopsis sp. em sementes de urucum
Autor(es): Kruppa, Pedro Carlos
Russomanno, Olga Maria Ripinski
Coutinho, Leila Nakati
Fabri, Eliane Gomes
Data do documento: 14-Mai-2012
Resumo: A espécie Bixa orellana L. é originária da América tropical, incluindo a Amazônia brasileira e apresenta ampla distribuição nos trópicos. Trata-se de uma planta semiarbórea, perene, popularmente conhecida por urucum, urucu, colorau, uru-uva, urucu-bravo, açafroa, açafrão, orucu ou anoto. É, atualmente, cultivada em várias regiões do país e suas sementes são economicamente importantes para as indústrias têxtil, farmacêutica, alimentícia e cosmética, devido a sua polpa pastosa e rica em carotenoides (predominantemente bixina). Além da utilização do colorau na culinária brasileira, a planta de urucum também é empregada na medicina popular como medicamento para algumas moléstias. Os frutos do urucum são abundantes, na forma de cápsulas ovoides, também conhecidas por cachopas, apresentando, em média, 60-70 sementes no seu interior.
Palavras-chave: Urucum
Bixa orellana L
Fungos
Phomopsis sp
Citação: Kruppa, Pedro Carlos; Russomanno, Olga Maria Ripinski; Coutinho, Leila Nakati; Fabri, Eliane Gomes. Ocorrência do fungo Phomopsis sp. em sementes de urucum. São Paulo: Instituto Biológico, 2012. (Comunicado técnico, 174).
Idioma: pt_BR
Editora: Instituto Biológico
Local da Publicação: São Paulo
URI: http://repositoriobiologico.com.br//jspui/handle/123456789/297
Aparece nas coleções:Comunicados Técnicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ocorrência do fungo Phomopsis spem sementes de urucum.pdf952.86 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.