Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositoriobiologico.com.br//jspui/handle/123456789/304
Título: Potyvirus em amarílis e lírio-do-Amazonas
Autor(es): Alexandre, Maria Amelia Vaz
Duarte, Ligia Maria Lembo
Rivas, Eliana Borges
Data do documento: 3-Jan-2012
Resumo: A família Amaryllidaceae, anteriormente conhecida como Liliaceae, engloba vários gêneros incluindo Amaryllis, Crinus, Eucharis, Hippeastrum, Hymenocallis e Narcissus, entre outros. Grande parte de seus representantes ocorre nas regiões tropicais e subtropicais. Possuem bulbos, com grande capacidade para o armazenamento de água e nutrientes, que podem ser utilizados em verões secos, quando a planta permanece sem a parte aérea. Na primavera, emergem rapidamente do solo, iniciando seu crescimento mais cedo do que as plantas anuais, evitando deste modo a competição por nutrientes. Além dessa estratégia, as espécies desta família têm o ovário localizado na base de um longo tubo. O posicionamento ínfero dos ovários é uma proteção contra a herbivoria, particularmente nas zonas semiáridas do planeta onde o alimento é mais escasso. Quando o fruto (cápsula) se forma, o escapo alonga-se e empurra a cápsula para a superfície. Essa pressão evolutiva levou ao desenvolvimento de alcaloides e outras substâncias do metabolismo secundário tóxicos a alguns herbívoros. Esses compostos servem também para a atração de polinizadores e, como os alcaloides variam entre as espécies, podem ser usados na taxonomia da família.
Palavras-chave: Amaryllidaceae
Amaryllis
Crinus
Hippeastrum
Potyvirus
lírio-do-Amazonas
Patógenos
Citação: Alexandre, Maria Amelia Vaz; Duarte, Ligia Maria Lembo; Rivas, Eliana Borges. Potyvirus em amarílis e lírio-do-Amazonas. São Paulo: Instituto Biológico, 2012. (Comunicado técnico, 167).
Idioma: pt_BR
Editora: Instituto Biológico
Local da Publicação: São Paulo
URI: http://repositoriobiologico.com.br//jspui/handle/123456789/304
Aparece nas coleções:Comunicados Técnicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Potyvirus em amarílis e líriodoAmazonas.pdf1.88 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.