Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositoriobiologico.com.br//jspui/handle/123456789/306
Título: Principais pragas da arborização urbana I: cupins subterrâneos
Autor(es): Zorzenon, Francisco José
Campos, Ana Eugênia de Carvalho
Justi Junior, João
Potenza, Marcos Roberto
Data do documento: 24-Out-2011
Resumo: São parcos os estudos e informações sobre taxas de crescimento, resistência ou sensibilidade às doenças ou insetos-praga, fertilização, custos de manutenção e longevidade de árvores urbanas. O comprometimento estético é observado, assim como a desestruturação de raízes e troncos. Não mais havendo a sustentação adequada das plantas atacadas, o perigo do tombamento precoce é iminente, sendo este alarmante em áreas adjacentes as habitações. Inúmeros casos são observados nas cidades, principalmente em épocas chuvosas, onde a quebra de estipes de palmeiras, galhos, troncos ou a queda de árvores inteiras podem levar a acidentes e a prejuízos de grande monta. As árvores infestadas por cupins subterrâneos são focos de dispersão a outras árvores sadias e construções adjacentes. A reinfestação de edificações tratadas pode ser oriunda de árvores infestadas, sendo que a ocorrência inversa edificação-árvore também é verdadeira.
Palavras-chave: Pragas
Arborização urbana
Árvores urbanas
Cupins subterrâneos
Citação: Zorzenon, Francisco José; Campos, Ana Eugênia de Carvalho; Justi Junior, João; Potenza, Marcos Roberto. Principais pragas da arborização urbana I: cupins subterrâneos. São Paulo: Instituto Biológico, 2011. (Comunicado técnico, 165).
Idioma: pt_BR
Editora: Instituto Biológico
Local da Publicação: São Paulo
URI: http://repositoriobiologico.com.br//jspui/handle/123456789/306
Aparece nas coleções:Comunicados Técnicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Principais pragas da arborização urbana Icupins subterrâneos.pdf1.07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.