Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositoriobiologico.com.br//jspui/handle/123456789/309
Título: Importância do monitoramento sorológico na avicultura
Autor(es): Tessari, Eliana Neire Castiglioni
Cardoso, Ana Lúcia Sicchiroli Paschoal
Data do documento: 18-Ago-2011
Resumo: Na avicultura, o controle das enfermidades é feito através do uso correto de medidas sanitárias e programas de imunoprofilaxia cuidadosamente elaborados, que visam prevenir a instalação de doenças nos plantéis. A sorologia é uma metodologia laboratorial que visa o estudo e a mensuração das reações antígeno-anticorpo através do soro, após a exposição do hospedeiro a um determinado agente estranho, ou seja, a sorologia mede uma resposta específica do organismo frente a um antígeno específico. Consiste em detectar e quantificar a presença de anticorpos para um determinado agente. A detecção de anticorpos é a melhor opção para diagnosticar uma infecção, uma vez que o agente infeccioso tende a ser eliminado com a evolução do quadro. Apenas anticorpos permanecem e servem como prova de que a infecção ocorreu. Logo, podemos dizer que a sorologia representa um método indireto para o diagnóstico de infecções.
Palavras-chave: Avicultura
Sanidade animal
Sorologia
Enzime–linked immunosorbent assay
ELISA
Citação: Tessari, Eliana Neire Castiglioni; Cardoso, Ana Lúcia Sicchiroli Paschoal. Importância do monitoramento sorológico na avicultura. São Paulo: Instituto Biológico, 2011. (Comunicado técnico, 162).
Idioma: pt_BR
Editora: Instituto Biológico
Local da Publicação: São Paulo
URI: http://repositoriobiologico.com.br//jspui/handle/123456789/309
Aparece nas coleções:Comunicados Técnicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Importância do monitoramento sorológico na avicultura.pdf52.17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.