Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositoriobiologico.com.br//jspui/handle/123456789/344
Título: Alternarioses em hortaliças: sintomas, etiologia e manejo integrado
Autor(es): Töfoli, Jesus Guerino
Domingues, Ricardo José
Data do documento: 14-Ago-2006
Resumo: Em todo o mundo, as alternarioses estão entre as mais comuns doenças fúngicas em hortaliças. Causadas por fungos do gênero Alternaria caracterizam-se por afetar plântulas, folhas, caules, hastes, 􀃖ores e frutos de várias hortaliças tais como solanáceas, apiáceas, aliáceas, crucíferas, curcubitáceas e chichoriáceas. Em função da cultura que afeta podem apresentar diferentes nomenclaturas como “pinta preta” para tomate, batata e pimentão; “mancha de alternaria”, para crucíferas, chichoriáceas e cucurbitáceas em geral; “mancha púrpura” para aliáceas e queima das folhas para cenoura (Quadro1). Em folhas os sintomas expressam-se através de lesões foliares necróticas, circulares ou não, pardo-escuras, com característicos anéis concêntricos e bordos bem definidos.
Palavras-chave: Sintomas da Doença no Campo
Níveis de Clorofila
Fungicidas Pyrimethanil
Alternarioses Doenças Fúngicas
Citação: Töfoli, Jesus Guerino; Domingues, Ricardo José Domingues. Alternarioses em hortaliças: sintomas, etiologia e manejo integrado. são Paulo: Instituto Biológico, 2006.(comunicado técnico, 11)
Idioma: pt_BR
Editora: Instituto Biológico
Local da Publicação: São Paulo
URI: http://repositoriobiologico.com.br//jspui/handle/123456789/344
Aparece nas coleções:Comunicados Técnicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Alternarioses em hortaliças sintoma etiologia e manejo integrado.pdf787.2 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.