Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositoriobiologico.com.br//jspui/handle/123456789/345
Título: Alternativa de controle: bicudo da cana-de-açúcar
Autor(es): Batista Filho, Antonio
Tavares, Fernando Martins
Ginarte, Carmen María Ambrós
Almeida, Luiz Carlos de
Botelho, Paulo Sérgio Machado
Data do documento: 23-Mar-2006
Resumo: O bicudo da cana-de-açúcar, Sphenophorus levis (Coleoptera: Curculionidae), é uma importante praga dos canaviais no estado de São Paulo. As larvas desse inseto destroem rizoma da planta, causando prejuízos da ordem de 30 toneladas de cana por hectare, além de reduzir a longevidade do canavial. O gênero Sphenophorus ocorre em diversos países, de vários continentes, abrangendo um complexo de espécies que danificam culturas de importância econômica do grupo das gramíneas. Somente nos EUA ocorrem mais de 64 espécies desse gênero, sendo que 20 já foram registradas na Flórida. Diversas espécies são encontradas também em países da América do Sul, tendo sido descritas 14 espécie no Brasil, incluíndo S. levis que foi descrita como espécie nova em 1978.
Palavras-chave: Gênero Sphenophorus
Cultivos de Cana-de-Açúcar
Capacidade de Vôo Restrita
Citação: Batista Filho, Antonio ; Tavares, Fernando Martins; Ginarte, Carmen Maria Ambrós; Almeida, Luiz Carlos de; Botelho, Paulo Sérgio Machado. Alternativa de controle: bicudo da cana-de-açúcar. São Paulo: Instituto Biológico, 2006. (Comunicado técnico, 39).
Idioma: pt_BR
Editora: Instituto Biológico
Local da Publicação: São Paulo
URI: http://repositoriobiologico.com.br//jspui/handle/123456789/345
Aparece nas coleções:Comunicados Técnicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Alternativa de controle bicudo da canadeaçúcar.pdf979.76 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.