Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositoriobiologico.com.br//jspui/handle/123456789/346
Título: Amanita muscaria - cogumelo de aparência atrativa, mas tóxico
Autor(es): Figueiredo, Mário Barreto
Carvalho Junio, Anibal Alves
Coutinho, Leila Nakati
Data do documento: 13-Jun-2006
Resumo: Tem sido utilizado por muitos artistas e, tradicionalmente, 􀃕gurado nas ilustrações de estórias e contos infantis de autores famosos, principalmente de origem européia. Nessas estórias o cogumelo é, via de regra, associado a figuras de fadas, gnomos e duendes dos bosques e florestas. Entretanto, embora de aparência inocente e aspecto apetitoso,quando ingerido pelo homem ou animais domésticos, o cogumelo é tóxico. Dependendo da quantidade ingerida é capaz de induzir alterações no sistema nervoso, levando a alteração da percepção da realidade, descoordenação motora, alucinações, crises de euforia ou depressão intensa. Espasmos musculares, movimento compulsivo ,transpiração, salivação, lacrimejamento, tontura e vômitos são também sintomas referidos na literatura. Esse cogumelo, originário do Hemisfério Norte, é bastante conhecido na Europa e na América do Norte. No Brasil, foi constatado pela primeira vez na região metropolitana em Curitiba, PR, pelo botânico A. Cervi, da Universidade Federal do Paraná, em 1982. Nessa ocasião, a introdução desse cogumelo no Brasil foi atribuída a importação de sementes de Pinusde regiões onde ele é nativo. Os esporos do fungo teriam sido trazidos em mistura com as sementes importadas.
Palavras-chave: Cogumelo
Alterações no Sistema Nervoso,
Depressão Intensa
Combatido com Purgantes Salínicos
Citação: Figueiredo, Mário Barreto; Junior, Anibal Alves Carvalho; Coutinho, Leila Nakati. Amanita muscaria - cogumelo de aparência atrativa, mas tóxico. São Paulo: Instituto Biológico, 2006. (Comunicado técnico, 41).
Idioma: pt_BR
Local da Publicação: São Paulo
URI: http://repositoriobiologico.com.br//jspui/handle/123456789/346
Aparece nas coleções:Comunicados Técnicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Amanita muscaria cogumelo de aparência atrativa mas tóxico.pdf184.99 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.