Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositoriobiologico.com.br//jspui/handle/123456789/347
Título: Clorose Variegada dos Citros
Autor(es): Rossetti, Veridiana Victoria
Data do documento: 16-Jun-2006
Resumo: A praga do "amarelinho", também conhecida como Clorose Variegada dos Citros (CVC), foi identificada pela primeira vez em 1987, em São Paulo e Minas Gerais pela pesquisadora Victoria Rossetti que, juntamente com outros pesquisadores do Instituto Biológico e colaboradores franceses, confirmou a bactéria Xylella fastidiosa como o agente causador da doença. É a Dra. Victoria quem nos conta: "A clorose variegada dos citros é hoje a mais severa doença dos citros na citricultura brasileira. Em 1987, fomos chamados para observar plantas anormais de citros em Terra Roxa, Bebedouro, na região centro-oeste do Estado de São Paulo. O que vimos foram muitas plantas em decadência, com problemas nutricionais e de queda de folhas. Estes sintomas também eram encontrados em outras partes do Estado de São Paulo e na região sul do Estado de Minas Gerais. Posteriormente, também foram encontrados em outros estados e em países vizinhos. Como o vetor do "greening", Diaphorina citri, está presente por todo o Brasil, sempre ficamos alarmados diante da ameaça desta doença, que até agora não foi encontrada no país. Por esta razão, começamos a enviar periodicamente material coletado em todas as regiões do país para o INRA (Institute National de Recherches Agronomiques, em Bordeaux, na França, onde a Dra. Monique Garnier e o Dr. J. Bové são especialistas mundiais também em "greening"). Enviamos material também para os laboratórios de Lake Alfred, na Flórida.
Palavras-chave: Severa Doença dos Citros
Praga do Amarelinho
Plantas Anormais de Citros
Citação: Rossetti, Veridiana Victoria. Clorose Variegada dos Citros. São Paulo: Instituto Biológico, 2006. (Comunicado técnico, 44).
Idioma: pt_BR
Editora: Instituto Biológico
Local da Publicação: São Paulo
URI: http://repositoriobiologico.com.br//jspui/handle/123456789/347
Aparece nas coleções:Comunicados Técnicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Clorose Variegada dos Citros.pdf352.36 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.