Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositoriobiologico.com.br//jspui/handle/123456789/352
Título: Micoplasmoses em ruminantes
Autor(es): Cardoso, Maristela Vasconcellos
Data do documento: 25-Abr-2006
Resumo: Mycoplasma spp. e Ureaplasma spp. pertencem a família Mycoplasmatales e fazem parte do grupo de microrganismos patogênicos mais importantes envolvidos com doenças do trato genitourinário. As espécies Mycoplasma bovis, Mycoplasma bovigenitalium e Ureaplasma diversum são as mais comumente associadas a problemas reprodutivos em bovinos, porém, outras espécies do gênero Mycoplasma também são encontradas. Considerados como responsáveis por patologias reprodutivas em várias espécies animais economicamente exploradas, em vacas causam: agalactia contagiosa, mastite, endometrite, salpingite, placentite, vulvovaginite granular, aborto, repetições de cio, infertilidade e conseqüentemente, baixa taxa de concepção. Em touros causam vesiculite seminal e epididimite, enfermidades responsáveis por alterações morfológicas e funcionais do espermatozóide, como por exemplo, diminuição da motilidade que resulta em baixa qualidade do sêmen.
Palavras-chave: Mycoplasma spp.
Ureaplasma spp
Microrganismos Patogênicos
Bactérias no Leite
Citação: Cardoso, Maristela Vasconcellos. Micoplasmoses em ruminantes. São Paulo: Instituto Biológico, 2006. (Comunicado técnico, 33).
Idioma: pt_BR
Editora: Instituto Biológico
Local da Publicação: São Paulo
URI: http://repositoriobiologico.com.br//jspui/handle/123456789/352
Aparece nas coleções:Comunicados Técnicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Micoplasmoses em ruminantes.pdf279.55 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.